A comprovação das virtudes cristãs em grau heróico é considerada por muitos teólogos a parte mais difícil do processo de canonização, mas severa até do que a aprovação do milagre. É essa comprovação que atribui ao candidato a santo o título de Venerável (anterior ao beato ou Bem-aventurado), após a conclusão da Positio (documento canônico misto de relato biográfico e das virtudes). Para que a Positio seja aprovada a Congregação para a Causa dos Santos, que funciona como um tribunal, realiza uma investigação profunda da história do candidato, analisando todos os depoimentos e informações coletadas no processo em busca de pontos obscuros ou incongruências que possam desabonar ou por em dúvida a vivência plena dessas virtudes.
No dia 15 de abril de 2008, o Congresso Especial da Congregação para as Causas dos Santos, constituído pelo Promotor Geral da Fé, investido da função de Presidente, Sandro Corradini e pelos Consultores Teólogos previstos, se reuniu para discutir sobre a heroicidade das virtudes da Serva de Deus Dulce.Participou da Sessão, na função de Especialista, o Monsenhor José Luis Gutiérrez, relator da Causa. O anúncio dos votos favoráveis, que foram unânimes, à sua distinção pelo Santo Padre como Venerável foi feito em janeiro de 2009 e, em abril do mesmo ano, o Papa Bento XVI concedeu o título a Irmã Dulce.
Abaixo estão transcritos trechos dos votos dos teólogos e cardeais que iluminam a forma como a Igreja interpreta o carisma e as virtudes da Bem-aventurada Dulce dos Pobres.
© 2003-2011 OSID - Obras Sociais Irmã Dulce
Avenida Bonfim, 161 Largo de Roma, Salvador – Bahia CEP: 40.420-000
CNPJ: 15178551/0001 - 17
Veja localização no mapa
Telefones: (71) 3310-1100 / 0800 284 5284