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Diálogo com as Partes Interessadas

A ética e o humanismo pautam as relações das Obras com seus públicos. A missão de Amar e Servir se amplia e enriquece no dia-a-dia do relacionamento com os profissionais, parceiros e sociedade. A profissionalização da última década aprimorou o diálogo com seus principais interlocutores, exercitado através de uma política de comunicação e relacionamento que privilegia a afirmação da missão e a prestação de contas continuada. Nos últimos anos merecem destaque a implantação do Programa da Qualidade, a edição dos balanços sociais, o aumento do diálogo com a imprensa, o trabalho desenvolvido nas áreas de memória, voluntariado e marketing e as práticas de comunicação interna e de RH voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos profissionais.

Conheça a seguir algumas iniciativas:

Beneficiários

Programa da Qualidade

Implantado em 2000, teve o Centro Cirúrgico e unidades de apoio de Esterilização, Prontuário do Paciente (SPP), Posto de Coleta e Transfusão de Sangue, Bio Imagem e Clínicas Cirúrgicas do Hospital Santo Antônio e Hospital da Criança certificados em 2002 com o ISO 9001:2000. A filosofia adotada na instituição facilitou a adaptação aos procedimentos da norma, que foram absorvidos internamente como parte de uma estrutura maior baseada na humanização.

Política da Qualidade

A política de qualidade da OSID foi inspirada nos princípios que nortearam a missão de Irmã Dulce:

  • Responsabilidade Social – Valorizar e dignificar o ser humano, oferecendo assistência social, saúde, educação e apoio religioso, garantindo o atendimento às expectativas, bem como a plena satisfação do cliente.
  • Clientes – Servir gratuitamente a comunidade, praticando os valores legados por Irmã Dulce, atendendo aos requisitos legais e estatutários. Garantir o retorno institucional e o atendimento dos requisitos aos clientes patrocinadores.
  • Financeiro – consciência e controle de custos, conversão de recursos disponíveis em valor social, com transparência dos resultados.
  • Melhoria contínua – busca constante pela excelência, superação permanente dos resultados.
  • Pessoas – coragem de enfrentar desafios, despertando a motivação, o comprometimento no trabalho e incentivando a prática da bondade.

Pesquisa de Satisfação do Cliente

Parte do programa da Qualidade, a pesquisa colhe comentários e opiniões dos pacientes sobre todos os setores envolvidos em seu atendimento. Além de medir com mais eficácia a receptividade dos serviços, ela indica o perfil da clientela das Obras.

Programas de assistência multidisciplinar a familiares de beneficiários

A instituição mantém diversos programas de suporte interdisciplinar aos familiares de pacientes e alunos, entre eles o Clube das Mães do Hospital da Criança e os grupos terapêuticos do Centro de Atendimento e Tratamento do Alcoolista.

Programas especiais

  • Programa Escola no Hospital - Implantado em 2001, fruto de uma parceria entre a OSID e a Secretaria Municipal de Educação, o programa de classe hospitalar Escola no Hospital mostrou que é possível unir saúde e educação na defesa da cidadania.
  • Programa de Terapia do Riso - O grupo de artistas Terapeutas do Riso atende com suas consultas humorísticas a pacientes dos núcleos da instituição. O programa é o único do país a aplicar a técnica clown a pacientes adultos, internos das enfermarias, idosos, alcoolistas e portadores de deficiências.
  • Grupos de Convivência do Centro Geriátrico - O Centro mantém dois grupos de convivência que atendem a cerca de 300 idosos, cumprindo funções que envolvem a integração social, promoção à saúde e resgate da auto-estima: o Recordar Irmã Dulce e o Renascer, que reúne idosos da comunidade.
  • Centro-dia do Centro Geriátrico – Desde 2003, idosos da comunidade passaram a ser atendidos, em meio turno, num sistema de centro-dia: participam de atividades de promoção à saúde, reabilitação física e cognitiva e socialização. O Centro Geriátrico trabalha ainda com serviço de atendimento domiciliar, que oferece atenção multidisciplinar e planeja o tratamento de idosos em outros abrigos da cidade.
  • Programa Informática na Educação Especial - Implantado há 10 anos, o programa atende a mais de 100 alunos portadores de deficiência física, sensorial e mental da comunidade e do CRPD. Equipamentos e softwares de acessibilidade ajudam a desenvolver as potencialidades cognitivas e estimulam o raciocínio lógico-dedutivo para a socialização e o mercado de trabalho. A utilização do ambiente computacional e da telemática na educação especial resultou na elaboração de uma home-page (http://www.infoesp.net) com linques para páginas pessoais, trabalhos dos alunos e o jornal on-line do programa.

Comissão de Humanização

Os princípios de humanização que já vinham sendo seguidos em trabalhos desenvolvidos em todos os núcleos das Obras ganharam em 2004 uma coordenação com a criação da Comissão de Humanização, que segue normas do Ministério da Saúde. De iniciativas para a descontração de pacientes, como os Terapeutas do Riso, até projetos de Comunicação Interna, como a Ouvidoria, todas as ações passaram a ter acompanhamento de resultados centralizado.

Profissionais

Profissional Destaque

Em março, durante a Semana de Irmã Dulce, uma eleição direta envolvendo todo o corpo funcional escolhe os profissionais que mais se destacaram em qualidades como companheirismo, ética e incorporação da missão institucional.

Aniversariantes do mês

Comemoração mensal coletiva dos aniversariantes de cada mês.

Bem Vindos e Imersão

Programas de recepção aos novos profissionais. Feito em grupo, é o primeiro contato do profissional com a instituição. Os participantes, antes de seu primeiro dia de trabalho, têm a oportunidade de conhecer a história, a filosofia e a missão da instituição.

Terapeutas do Riso

O grupo de terapia Clown atua também junto aos profissionais participando de eventos, cursos e festas.

Café da Manhã

Encontro mensal entre os profissionais e a superintendente, foi criado para aproximar os profissionais da gestão através de uma conversa informal, onde os participantes falam sobre sua historia de vida, expectativas e dão sugestões.

Ginástica Laboral

Preocupada em melhorar a qualidade de vida dos profissionais, a Instituição implantou em 2003 a ginástica laboral, conjunto de exercícios que atua sobre todas as partes do corpo para manter o bem estar no trabalho, prevenindo e minimizando as dores causadas pelo esforço repetitivo, peso e má postura.

Projeto Cresça e Apareça

Através de convênio com a Secretaria Estadual de Educação, o programa foi criado para incentivar o profissional que não teve oportunidade de concluir o primeiro grau a voltar à sala de aula.

Recrutamento Interno

O objetivo é proporcionar aos profissionais da casa maiores oportunidade de promoção interna. O processo de seleção permite que um funcionário das Obras que deseje melhorar seu salário e/ou função tenha primazia na disputa por uma vaga antes dela ser oferecida a profissionais de fora da instituição.

Ações de Comunicação Interna

Intranet, Informativo Dulce Notícias, Informativo eletrônico Dulce Expresso e Quadro Mural - Com pauta voltada para informações de gestão, RH e serviços internos com foco na humanização e na integração dos profissionais.

Parceiros, Sociedade, Governo e Fornecedores

Voluntariado

Captando recursos, organizando eventos ou ajudando a cuidar de crianças, velhos e doentes, os Anjos de Irmã Dulce se dividem entre os núcleos de serviço da instituição. Eles também se destacam na reintegração social dos moradores das unidades da OSID, participando de atividades de oficina, alfabetização, evangelização e em atividades de lazer e recreação.

Licitação

Todas as compras de medicamentos, materiais e equipamentos hospitalares e alimentos realizados pela OSID com recursos provenientes do governo federal ocorrem mediante pregão eletrônico, uma das modalidades de venda estabelecidas pela lei de licitações, nº 8696/93. Uma Comissão Permanente de Licitação (CPL) avalia todo o processo de compras.

Auditorias

A instituição mantém auditoria externa, através de auditores independentes da Ernst & Young, que analisa os balanços patrimoniais e as demonstrações de resultado, mutação de patrimônio líquido e das origens e aplicações de recursos.

Comunicação

A Assessoria de Comunicação mantém um trabalho de divulgação da instituição através da assessoria de imprensa e de ações de comunicação institucional. Tendo como diretrizes a transparência, a prestação de contas à sociedade e a difusão do valor social e da missão das Obras, a ASCOM elabora produtos como sites, Balanço Social, informativos e relises e sugestões de pauta.

Marketing

Implantada em 2004 com o objetivo de trabalhar em projetos e soluções que ajudem a instituição a conquistar parcerias sólidas e aumentar o número de doações, a Assessoria de Marketing mantém uma rotina de retorno aos parceiros e doadores, prestando contas da aplicação dos recursos. O relacionamento com a comunidade é feito também através da coordenação de campanhas de doação e ações em conjunto com parceiros empresariais.

Memória

O Memorial Irmã Dulce (MID) tem como papel a perpetuação da memória e da história de Irmã Dulce e dos princípios de amor e caridade que regem as ações de suas obras sociais. É através do núcleo, implantado em 1993, que as Obras propagam o exemplo de doação incondicional e fé cristã, espelhado na vida do Anjo Bom. O processo de beatificação e canonização, iniciado em 2001, e a construção da Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus também fazem parte do trabalho coordenado pela Assessoria da Memória e Cultura.

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