Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Alunos do Centro Educacional da OSID são aprovados no IFBA

13 de March de 2024

“A escola me ajudou a conquistar sonhos e a realizar coisas incríveis”. É com esse emocionado testemunho de gratidão que Kailany Vitória Melo, ex-aluna do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), descreve seu sentimento por ter sido aprovada no curso técnico de Eletromecânica, do Instituto Federal da Bahia - IFBA (campus Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador).

Além de Kailany, mais cinco ex-alunos do CESA - núcleo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), também foram aprovados para o Instituto: Luccas Marcelo Pessoa, Luana Sthefany dos Santos, Maria Clara Santana, Vitória Caroline dos Santos e Sérgio Gonçalves Miranda.

Durante os anos em que estudou no CESA, Kailany ressalta a importância das oficinas em sua jornada. “Fui aluna da oficina de percussão, que me ajudou a ter mais disciplina, concentração e a me expressar melhor; como também o Projeto Escola de Impacto, que me ajudou muito a pensar fora da caixa, quando desenvolvemos um protótipo sobre saúde mental”, explicou a ex-aluna. Iniciado em 2023, o projeto Escola de Impacto conta com a parceria das ONGs Turma de Jiló e Instituto Serendipidade, que visa oportunizar conhecimento aos jovens de forma prática, aliada à criatividade na resolução de problemas.

“Sensação de dever cumprido. Esse resultado alcançado por nossos ex-alunos é reflexo tanto do querer deles quanto da base da escola. Vamos continuar transformando vidas, a partir da perpetuação do legado de Santa Dulce em prol da educação”, ressaltou a coordenadora do Fundamental II do CESA, Rita Assis.

Apoie o CESA - Fundado por Santa Dulce dos Pobres, o Centro Educacional Santo Antônio acolhe hoje mais de 900 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo ensino do primeiro ao nono ano, além de acesso à arte educação, atividades esportivas, assistência odontológica e psicossocial, alimentação, fardamento e material pedagógico gratuitos.

Para seguir nessa missão, o CESA precisa do apoio de toda a sociedade; e uma das formas de ajudar a escola é através do projeto “Adote uma Turma” - que vem convidando empresas ou pessoas físicas a salvaguardar gerações a partir do apoio financeiro às atividades desenvolvidas pelo centro educacional.

Quem quiser contribuir com o projeto, basta solicitar o regulamento do programa através do e-mail: [email protected] ou ligar para o telefone (71) 3483-5338.

O Adote uma Turma já conta atualmente com os seguintes apoiadores: Bomix, L. Amorim, Jotagê Engenharia, Leão Engenharia, Fundação Jesus Maria José, Fundação Maria Emília, Motech do Brasil, Wilson Sons, Instituto Mandarina, Vovó Zeza, Antônio Marcos, PRODEB, Solví, Civil Engenharia, Coca-Cola e Volvo Gotemburgo.

Alunos do Centro Educacional da OSID são aprovados no IFBA