Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Centro Educacional das Obras Sociais Irmã Dulce desenvolve projeto ambiental com foco na sustentabilidade

28 de February de 2024

Em tempos em que o meio ambiente sofre tantas ameaças, a responsabilidade ambiental se torna cada vez mais urgente, garantindo assim a sustentabilidade do planeta inclusive para as gerações futuras. Sempre buscando desenvolver a consciência ambiental em seus alunos, o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), implantou o 1º Sistema Agroflorestal biodiverso, denominado “Dando vida a um legado”. Em um terreno de 500 metros quadrados, estudantes do Ensino Fundamental II aprendem a cultivar e preservar diversas espécies de plantas nativas e frutíferas da Mata Atlântica na oficina de educação ambiental, que acontece duas vezes por semana, na escola fundada pela primeira santa brasileira, localizada no município de Simões Filho.

“Dando vida a um legado” referencia a fundadora da escola, Santa Dulce dos Pobres, que já incentivava o manejo e cultivo da terra no antigo orfanato, local em que acolhia crianças sem referência familiar, hoje o CESA. “Iniciamos o trabalho de reflorestamento dessa área degradada e a nossa intenção é aumentar para os demais espaços da escola, tornando-a sustentável”, explicou o educador ambiental do núcleo educacional, Tales Barros Andrade.

A oficina tem o objetivo de trabalhar a educação ambiental e tornar as crianças e jovens multiplicadores de boas práticas sustentáveis. Os participantes do projeto já aprenderam atividades como a preparação do solo e das mudas, organização das sementes, plantio, e atualmente estão no momento do manejo, como observar, regar e colher. 

O projeto de educação ambiental faz parte do Programa Integrado do CESA, que visa fortalecer ações no campo do suporte psicossocial; socialização e integração; apoio pedagógico e educação ambiental, com o objetivo de estimular ainda mais o desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos. Os recursos são captados através de incentivo fiscal com investimento de pessoas físicas e jurídicas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania de Simões Filho. Empresas que apoiam esse Programa: Braskem; Companhia de Participações Aliança da Bahia; FERBASA – CIA de Ferro Ligas da Bahia; Gotemburgo Veículos Ltda; Grupo PETRO RIO; Grupo Global; M. Cecília A. Barreto Consultoria; Magalu Pagamentos Ltda. e 13º Cartório de Registro Civil de Butantã.

O CESA acolhe atualmente mais de 900 estudantes, oferecendo ensino do primeiro ao nono ano, além de acesso a arte educação, atividades esportivas, assistência odontológica e psicossocial, alimentação, fardamento e material pedagógico gratuitos.

Centro Educacional das Obras Sociais Irmã Dulce desenvolve projeto ambiental com foco na sustentabilidade