Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Em visita ao CESA, diretoria da Braskem reafirma parceria com a OSID

10 de April de 2024

O Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Simões Filho (BA), recebeu na última sexta-feira (5) a visita de diretores nacionais da Braskem, que vieram à Bahia para conhecer de perto as atividades da escola da Mãe dos Pobres. Os dirigentes foram recepcionados no espaço Memorial Santa Dulce pelo líder do CESA, José Passos Júnior. Na ocasião, conheceram um pouco da história da unidade, que nasceu como um orfanato no qual a religiosa baiana abrigava meninos sem referência familiar, e que em 1994 tornou-se uma escola em tempo integral. 

“Estamos muito felizes em receber parceiros como a Braskem, que entendem e apoiam a transformação por meio da educação. Somos só gratidão”, destacou Júnior. Atualmente, o centro educacional da OSID acolhe mais de 900 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo ensino do primeiro ao nono ano, além de acesso à arte educação, atividades esportivas, assistência odontológica e psicossocial, alimentação, fardamento e material pedagógico gratuitos.

“Estar aqui é ver um resultado ao vivo, com as crianças felizes, bem alimentadas e sendo educadas. É fantástico ver tudo isso; ver que a missão de Santa Dulce se perpetua”, declarou o diretor de Desenvolvimento Social da Braskem, Jorge Soto. Também participaram da vista a gerente de Desenvolvimento Social da empresa, Elaine Santana, além de Magnolia Borges e Ruth Oliveira, gerente e analista de Relações Institucionais, respectivamente.

Entre os principais momentos da imersão no legado de amor e serviço de Santa Dulce, destaque para a apresentação musical conduzida por integrantes da Orquestra Santa Dulce, do núcleo de Práticas Musicais do CESA - iniciativa realizada em parceria com os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA).

Acompanhados pela coordenadora pedagógica do CESA, Rita Fróis; pela gestora de Captação de Recursos da OSID, Fagna Freitas; e pelo coordenador do núcleo de Arte-Educação da escola, Léo Passos, o grupo conheceu ainda os programas apoiados pela Braskem e que fazem parte do Programa Integrado do CESA, como o Projeto de Educação Socioambiental, o NAP (Núcleo de Apoio Psicossocial) e as oficinas de Cerâmica e Tecelagem. No caso do NAP, por exemplo, serviço que oferece atendimento psicossocial aos alunos e suas famílias, a Braskem promoveu uma ampla reforma do seu espaço físico.

Na oportunidade, os diretores visitaram também as salas de aula do Ensino Fundamental, que já contaram com o apoio da Braskem por meio do projeto Adote uma Turma - programa que vem convidando empresas e pessoas físicas a adotar uma das turmas da escola, a partir do apoio financeiro às atividades desenvolvidas pelo centro educacional.

 

Em visita ao CESA, diretoria da Braskem reafirma parceria com a OSID