Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

IV Concurso Virtual Altar de Santa Dulce dos Pobres abre inscrições

17 de July de 2023

“Santa Dulce Exemplo de Vocação” é o tema do Concurso Virtual Altar Santa Dulce dos Pobres Ano IV, que abre inscrições nesta segunda-feira (17), como parte da programação em homenagem ao Anjo Bom do Brasil, que tem sua data litúrgica celebrada no dia 13 de agosto. Iniciativa do Memorial Irmã Dulce (MID) e da Escola de Dulcismo, o concurso estimula os participantes a criarem, em suas casas, altares inspirados no gesto de amor fraterno da santa dos pobres e doentes. Abertas até o dia 7 de agosto, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do WhatsApp do MID: (71) 99973-6717.

Em seu Ano IV, o concurso segue as regras dos anteriores. Cada participante monta um altar em honra a Santa Dulce, com base no tema da edição 2023, fotografa e envia duas fotos de sua criação para o WhatsApp do MID. Entre os critérios que serão avaliados estão: criatividade, originalidade, sustentabilidade e utilização do tema proposto. Cada altar deve destacar uma imagem de Santa Dulce, que pode ser de qualquer material. As orientações para a criação e a montagem estão descritas no regulamento do concurso, disponível no seguinte endereço: http://www.irmadulce.org.br/concurso. 

Todos os altares inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora, que irá escolher seis criações. Após essa etapa, os altares selecionados pelo júri serão exibidos no Instagram do MID (@memorialirmadulce), a fim de serem submetidos à votação popular. Serão vencedores os três altares mais curtidos pelos seguidores do perfil.

O criador do altar que ficar em primeiro lugar no concurso será contemplado com uma camisa com estampa do Anjo Bom e dois livros: “Irmã Dulce dos Pobres”, biografia de Santa Dulce escrita por Maria Rita Pontes, e “Sementes de Amor”, publicação com frases e pensamentos de Santa Dulce dos Pobres. Já o participante selecionado em segundo lugar ganhará uma camisa e o livro “Irmã Dulce dos Pobres”; e o terceiro colocado, o livro “Irmã Dulce dos Pobres”. Todos os vencedores receberão troféu. Outras informações podem ser conferidas no regulamento do concurso ou obtidas pelos telefones: (71) 3310-1461; 3310-1115 e 3310-1261.

Carla Silva, museóloga e líder do Memorial Irmã Dulce explica que a escolha do tema do concurso foi baseada no tema da Festa de Santa Dulce de 2023: “Santa Dulce Modelo de Vida Cristã e Intercessora da Vocação à Santidade”. “A história de Santa Dulce é uma inspiração para as nossas vidas e em vários exemplos ela nos inspira, seja na demonstração profunda do seu amor por Deus e pelo próximo, seja através das ações desenvolvidas em prol dos seus assistidos. Esse ano vamos incentivar o participante do concurso a criar o seu altar inspirado na vocação que mais o aproxima do nosso Anjo Bom”.

MID – Localizado em Salvador, na sede das Obras Irmã Dulce – OSID (Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim), o Memorial Irmã Dulce foi inaugurado em 1993, um ano após a morte da religiosa e encontra-se temporariamente fechado para requalificação. O espaço trata-se de uma exposição permanente, que conta a história de amor e caridade do Anjo Bom do Brasil, reunindo peças que ajudam a manter vivo o legado da primeira santa brasileira. No acervo do MID, os visitantes podem apreciar o hábito usado pela freira baiana, uma coleção de obras de arte com representações da Mãe dos Pobres em vários estilos, além de fotografias, documentos raros e objetos pessoais e religiosos de Santa Dulce. O museu preserva, ainda intacto, o quarto que a religiosa ocupou e a cadeira na qual ela dormiu por quase 30 anos para honrar uma promessa. Fatos marcantes de sua trajetória singular são lembrados através de maquetes, livros, diplomas e medalhas. A visita ao MID se estende ao Santuário Santa Dulce dos Pobres, onde está a Capela das Relíquias, que abriga os restos mortais da santa; e o Galinheiro, espaço icônico onde ela acolheu 70 doentes pobres, em 1949, gesto que deu origem à OSID, hoje uma das maiores instituições filantrópicas do país.

IV Concurso Virtual Altar de Santa Dulce dos Pobres abre inscrições