Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Memorial Irmã Dulce está temporariamente fechado para requalificação.

02 de May de 2023

O Memorial Irmã Dulce (MID) iniciou o mês de maio fechado para visitação. O museu, que abriga uma exposição permanente sobre a história de amor e serviço de Santa Dulce dos Pobres, inclusive com algumas relíquias de 1º, 2º e 3º graus, passará por uma ampla reforma. Com a iniciativa, o espaço ganhará uma estrutura mais moderna e tecnológica, possibilitando ao público visitante uma imersão ainda maior no legado da primeira santa brasileira.

Um sonho desde 2014, o Projeto de Requalificação do Memorial Irmã Dulce - MID (PRONAC: 212446) começou a se tornar realidade em 2021, quando foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Art. 18 da Lei 8.313/91). O projeto segue agora para fase de execução, sendo que a reabertura do MID está prevista para ocorrer entre os meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. Através dos canais de comunicação das Obras Sociais Irmã Dulce (a exemplo do site e das redes sociais), o público poderá acompanhar informações atualizadas sobre o andamento das obras. “Graças à generosidade e o entendimento de nossos doadores sobre a importância de preservar este legado, conseguimos captar 100% dos recursos destinados exclusivamente para o projeto de requalificação”, explicou Osvaldo Gouveia Ribeiro, líder da Escola de Dulcismo das Obras Sociais Irmã Dulce.

A requalificação do Memorial contempla ações museológicas e museográficas para adequação física dos espaços expositivos e modernização institucional, visando a atualização de suas estruturas, bem como de seus conteúdos e recursos expográficos. “O projeto tem como foco também a promoção da acessibilidade, com recursos que objetivem facilitar e potencializar o acesso ao museu para o atendimento aos diferentes perfis de público”, destacou a museóloga e líder do MID, Carla Silva.

Segundo Carla, a reforma surge também com o propósito de preservar e difundir ainda mais a história de Irmã Dulce junto à sociedade, em especial, às novas gerações, através das diversas linguagens de comunicação.

Além do significado histórico, a requalificação do MID permitirá ainda sua adequação à legislação vigente, através da elaboração do chamado Plano Museológico. A elaboração e implementação do plano é dever de todos os museus, sendo uma exigência legal instituída pela Lei nº 11.904/09 e pelo Decreto nº 8.124/2013.

O Plano Museológico constitui uma ferramenta de planejamento estratégico orientado especificamente para os museus. Portanto, ele atende as especificidades das atividades que envolvem a sua gestão. Através de um diagnóstico completo da instituição, o plano leva em conta, por exemplo, oportunidades de melhorias para o equipamento cultural.

Memorial Irmã Dulce está temporariamente fechado para requalificação.