Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Ministra da Cultura visita as obras de requalificação do Memorial Irmã Dulce

15 de January de 2024

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, fez uma visita institucional às obras de requalificação do Memorial Irmã Dulce (MID), na manhã de sexta-feira (12). Criado em 1993 pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o museu que narra a jornada heroica de Santa Dulce dos Pobres teve sua reforma aprovada pela Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura (Art. 18 da Lei 8.313/91). 

A superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, e gestores e líderes da instituição acompanharam a ministra em sua visita ao prédio em reforma, espaço que nessa nova fase contará com uma estrutura mais moderna e tecnológica, capaz de possibilitar ao público uma imersão ainda maior no legado de Santa Dulce.

Além da adequação física dos espaços expositivos e da modernização institucional, que oferecerá aos visitantes uma atualização de suas estruturas e recursos expográficos, a requalificação do novo Memorial Santa Dulce dos Pobres possibilitará também o ajustamento do equipamento à legislação vigente, através da elaboração do chamado Plano Museológico, documento de gestão obrigatório para os museus.

Na ocasião, Margareth Menezes, que também é Embaixadora de Santa Dulce, passou pelo icônico Galinheiro, local onde o Anjo Bom acolheu os primeiros 70 doentes, e visitou o Memorial Temporário Santa Dulce dos Pobres. No Santuário dedicado à primeira santa brasileira, a ministra conheceu a Sala dos Milagres e fez uma oração na Capela das Relíquias, onde estão abrigados os restos mortais de Santa Dulce dos Pobres.

Foto: @amandatropicana

Ministra da Cultura visita as obras de requalificação do Memorial Irmã Dulce