Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Novo livro do fotógrafo Francisco Vieira tem renda revertida para o CESA

05 de June de 2023

O Grande Fascínio, novo livro do fotógrafo baiano Francisco Vieira, lançado no último dia 1º, em noite de autógrafos no Museu Carlos Costa Pinto, expressa mais que o olhar sensível do autor para a diversidade humana traduzida nos rostos de diferentes culturas clicados mundo afora, mas também seu coração generoso. Para além dos personagens capturados por suas lentes, foca também naqueles que precisam de acolhimento. A publicação tem renda totalmente revertida para as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e é direcionada ao Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo da entidade onde são atendidos mais de 900 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Grande Fascínio (P55 Edição) pode ser adquirido no Setor de Doações da OSID (Av. Dendezeiros do Bonfim, 161), que funciona diariamente das 7h às 19h. Cada doação no valor de R$ 150 para a Casa da Mãe dos Pobres vale um livro.

Esta não é a primeira vez que Francisco Vieira dirige seu gesto solidário às Obras fundadas por Irmã Dulce. Caminhos Infindáveis (P55 Edições, 2020), sua obra anterior, também teve renda revertida para a instituição, doação que será direcionada na construção do novo Hospital dos Olhos da entidade, como sublinha Maria Rita Pontes, superintendente da OSID: “Francisco tem um olhar muito generoso, um olhar atento. É uma pessoa iluminada, que encanta por seu trabalho, por sua forma de ver o mundo e de transmitir isso para nós. Só tenho a agradecer. Este gesto generoso, amoroso e tão despojado de Francisco só nos encanta, pois ele consegue ver o mundo com outras lentes, a lente do amor, do carinho e da solidariedade”.

Para Francisco, este é “um gesto pequeno diante da grandeza das Obras Sociais e da proposta originada com Irmã Dulce, um projeto que merece todos os elogios”. Sua relação com a OSID e sua fundadora, tem história: “Eu e Irmã Dulce nascemos no mesmo bairro e fomos batizados na mesma pia batismal da Igreja do Santo Antônio. Tive a felicidade de, certa vez, encontrar com ela, quando fui com meus pais levar um donativo para as Obras”.

O Grande Fascínio – Com uma trajetória fotográfica consolidada, o premiado fotógrafo Francisco Vieira chega a esta nova obra fazendo o que o apaixona, utilizando a fotografia como recurso para encontrar pessoas. Ele afirma que a fotografia o faz transpor barreiras culturais e linguísticas para estabelecer a conexão com os personagens retratados em seus livros. O Grande Fascínio é sobre isso. “Gosto de fotografar pessoas em seu ambiente e esse livro marca isso. Não são fotos programadas, é o que suas lentes encontram diante de si. Viajo buscando isso, a diversidade étnica, racial, religiosa”. 

Nesta publicação, o autor apresenta uma obra que mostra parte de sua produção fotográfica focada em retratos de pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais. São rostos clicados em todos os continentes do mundo, em países como Índia, Nepal, México, Peru, China, Marrocos, África do Sul, Japão, Noruega, Costa Rica, Cuba, Antártica, Austrália e Brasil. 
 

SERVIÇO
O Grande Fascínio
Como adquirir: Cada doação à OSID no valor de R$ 150,00 vale um livro
Onde: Setor de Doações da OSID (Av. Dendezeiros do Bonfim, 161)
Horário de funcionamento: Diariamente, das 7h às 19h
Telefone: (71) 3310-1105

Novo livro do fotógrafo Francisco Vieira tem renda revertida para o CESA