Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Sociais Irmã Dulce apresentam as novas logomarcas da instituição

06 de November de 2023

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) apresentaram, na manhã desta segunda-feira (6), na sede da entidade em Salvador, as novas logomarcas da instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres. Criadas pela agência de marketing Actfly, as marcas que passam a compor a identidade visual da OSID buscam traduzir a missão e os valores de Santa Dulce com base em sua fé e na obra de amor em benefício das populações menos favorecidas. A proposta de reposicionamento de imagem da instituição surgiu a partir da Canonização de Irmã Dulce, em 2019, quando a religiosa baiana fundadora das Obras Sociais foi proclamada santa pela Igreja Católica.

Constituem a nova imagem da OSID, sete marcas que identificam as Obras Sociais Irmã Dulce, Santuário Santa Dulce dos Pobres, Loja Santa Dulce, Dulce Café, Memorial Santa Dulce dos Pobres, Dulce Sabor e Medalha Santa Dulce. A criação da logomarca tem em seu cerne a figura de Santa Dulce, envolta por raios luminosos que retratam sua santidade. Compõem ainda a imagem sete estrelas simbolizando os sete dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Ciência, Piedade, Fortaleza e Temor de Deus. A representação gráfica dos símbolos abarca três cores: o azul e o branco, com toda a representatividade em torno da imagem do Anjo Bom; e o amarelo, que remete à natureza de transcendência de Santa Dulce, que passou a viver na eternidade.

O processo de criação em torno das novas marcas foi fruto de uma longa jornada, como ressalta Claudio Sampaio, CEO da Actfly: “Mergulhar no universo tão amplo e transformador da primeira santa brasileira, sempre conectado com a realidade do presente e do futuro, para trabalhar uma imagem que pudesse expressar seu legado de uma forma objetiva e simples, foi muito desafiante. Representar essa história exigiu não apenas uma narrativa singular, mas também uma estética gráfica única. Trabalhamos juntos com a OSID, refletimos e avaliamos cada detalhe”.

Para Márcio Didier, gestor do Complexo Santuário Santa Dulce dos Pobres, “as novas marcas têm potencial para um amplo diálogo com a sociedade – com o público das Obras, que passa a entender que se trata de uma santa, mas que é a mesma Irmã Dulce que estava ali, sempre presente; e com o público da Igreja com referência direta à imagem da primeira santa brasileira”. Considerando a leveza do projeto, o assessor corporativo da OSID, Sérgio Lopes, aposta em uma “comunicação mais fluida das novas marcas com o público da instituição, contribuindo ainda para organizar a aplicação de sua identidade visual nas suas diversas áreas de atuação”. Segundo explica, internamente, “o processo de substituição das marcas será gradual e se estenderá ao longo do ano de 2024”.

Sócio-Protetor – Durante o evento de apresentação das novas logomarcas, houve ainda o lançamento da nova campanha do Sócio-Protetor. Considerado uma das mais importantes fontes de recursos da OSID para a manutenção do legado de amor e serviço do Anjo Bom do Brasil, o Sócio-Protetor lança sua mais nova campanha em novembro, mês em que se celebra o Dia de Doar, maior movimento mundial de estímulo à doação. Com o tema “Faça-se Presente”, a iniciativa visa sensibilizar as pessoas para o apoio às Obras Sociais, tomando como exemplo a trajetória da Mãe dos Pobres, que estendeu suas mãos aos mais necessitados. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode se tornar um Sócio-Protetor, passando a contribuir mensalmente com as Obras Sociais Irmã Dulce, com valores a partir de R$ 10, através de boleto bancário, débito em conta, PIX, cartão de crédito ou conta de energia. Para se cadastrar, basta acessar o site doe.irmadulce.org.br ou ligar para a Central de Relacionamento com o Doador, no telefone (71) 3316-8899, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

Obras Sociais Irmã Dulce apresentam as novas logomarcas da instituição