Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID apresenta ao MEC plano para implantação de curso de medicina da instituição

27 de June de 2023

Referência também na área de Ensino em Saúde, com 19 residências médicas de excelência em um complexo hospitalar que oferece mais de 5,6 milhões de procedimentos ambulatoriais gratuitos por ano, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) podem abrigar o mais novo curso de medicina da Bahia. A reunião para tratar da implantação do curso aconteceu na última quarta-feira (21) com a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Helena Sampaio, a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, e o gestor de Saúde da entidade, André Fraife, acompanhados do deputado federal Jorge Solla.

“Foi uma reunião para manifestar ao Ministério da Educação o nosso interesse em ter o curso de medicina na OSID. O processo ainda está bem no início e vamos superar todas as etapas, pois temos tudo para obter êxito nessa empreitada. Sempre foi um sonho de nossa fundadora, Santa Dulce dos Pobres, criar uma instituição de ensino e pesquisa. Temos a estrutura pronta, o conhecimento, pessoal qualificado e mantemos o Programa de Residência Médica mais disputado do estado”, destacou Maria Rita Pontes.

Desde 2010, o Hospital Santo Antônio, maior dos 21 núcleos das Obras Sociais Irmã Dulce, situado na Cidade Baixa, em Salvador, é certificado pelo MEC como Hospital de Ensino. Referência nacional, o Programa de Residência Médica da instituição oferece atualmente 19 especialidades médicas, em áreas como cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, mastologia, geriatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, oftalmologia, urologia, neurologia pediátrica e ortopedia e traumatologia.

"O ensino e a pesquisa já estão no DNA das Obras Sociais Irmã Dulce. Além da residência, a instituição oferece internato, estágio, atua em pesquisas científicas e tem estrutura para formação não só na área da medicina, como também de outras especialidades multiprofissionais, como nutrição, fonoaudiologia e psicologia. A faculdade vai chegar para premiar todo esse leque rico de possibilidades", ressaltou André Fraife.

“O curso de medicina será mais uma contribuição da OSID para a sociedade baiana. Este é o momento de aproveitar para fazer acontecer projetos importantes para o Sistema Único de Saúde (SUS), que garante atendimento gratuito na instituição baiana”, declarou Solla.

A secretária Helena Sampaio sinalizou positivamente para o objetivo do plano e forneceu informações sobre o próximo chamamento público para a autorização de cursos de graduação de medicina e reabertura do protocolo para pedidos de novas vagas do sistema federal de educação superior.

A OSID - Instituição filantrópica de fins não econômicos, as Obras Sociais Irmã Dulce abrigam atualmente um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do Brasil, com cerca de 5,6 milhões de procedimentos ambulatoriais realizados por ano na Bahia. A OSID é responsável também pela gestão de oito unidades de saúde na Bahia, sendo seis através de convênio com o Estado e duas com a Prefeitura de Salvador. Entre o público atendido pelas Obras Sociais Irmã Dulce estão pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas, pessoas em situação de rua e demais usuários do Sistema Único de Saúde. Fundada em 26 de maio de 1959, por Irmã Dulce, a organização, que acolhe quase 3 milhões de pessoas por ano na Bahia, conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Ensino Fundamental e na preservação e difusão da memória de sua fundadora - que foi canonizada em 2019, tornando-se a primeira santa brasileira, a Santa Dulce dos Pobres. A entidade é reconhecida como instituição de utilidade pública nos âmbitos municipal, estadual e federal e cadastrada no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Na foto, da esquerda para a direita: Fábio Gomes, assessor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC); Jorge Solla, deputado federal; Helena Sampaio, secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior; Maria Rita Pontes, superintendente da OSID; André Fraife, gestor de Saúde da instituição; e Vitor Monteiro, chefe de gabinete da Seres

OSID apresenta ao MEC plano para implantação de curso de medicina da instituição