Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID vai receber Usina Solar e Sistema de Armazenamento de Energia

22 de November de 2023

A Neoenergia Coelba e as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) assinaram na última quinta-feira (16) um termo de cooperação que garantirá a instalação de uma nova usina solar (850 kWp) e um moderno sistema de armazenamento de energia (1800 kWh/dia) na instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres. Ambos os sistemas irão gerar uma economia de energia estimada em 1.268 megawatt-hora (MWh) por ano e 600 quilowatts (kW) de redução de demanda no horário de pico da distribuidora, resultando em uma economia anual para a OSID de R$ 1,5 milhão nas despesas com energia elétrica.

A Neoenergia Coelba vai investir R$ 11 milhões, através do seu Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL, na instalação da usina solar fotovoltaica, com capacidade de 850 quilowatt de potência de pico (kWp), e no sistema de armazenamento, capaz de armazenar até 1.800 quilowatt-hora por dia. A usina irá suprir aproximadamente 20% de todo o consumo de energia do Hospital Santo Antônio – coração da OSID, enquanto o sistema de armazenamento atenderá a 80% do seu consumo no horário de pico, reduzindo significativamente a demanda por energia no horário de maior tarifa, que é das 18h às 21h.

“Estamos orgulhosos de contribuir para a missão das Obras Sociais Irmã Dulce, não apenas gerando inovação e sustentabilidade, mas também fortalecendo o importante serviço que é prestado aos baianos. A economia alcançada com a usina solar e o sistema de armazenamento impulsionará a OSID a oferecer mais assistência a milhões de baianos”, afirmou o diretor presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth, durante o evento de assinatura do termo de cooperação, na Sala do Conselho da OSID, que contou com a presença da superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes, e reuniu ainda representantes da instituição e da distribuidora.

A economia gerada pela usina solar permitirá que as Obras Sociais Irmã Dulce redirecionem o valor para outras iniciativas da entidade, que acolhe mais de 3 milhões de pessoas por ano no estado. Ainda na Bahia, a OSID é responsável pela realização de 5,6 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, sendo 2 milhões somente em sua sede, em Salvador. Entre o público acolhido pela instituição do Anjo Bom estão idosos, pacientes oncológicos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em situação de risco social.

“Essa parceria com a Neoenergia reafirma um compromisso com a sustentabilidade ambiental e social. Além de contribuir para a proteção do meio ambiente, essa iniciativa possibilitará que a OSID, através da redução nos custos com energia elétrica, aplique essa economia na manutenção dos serviços prestados à população, em especial aos mais necessitados”, destacou Maria Rita Pontes.  

O sistema de geração a ser instalado não poderá injetar energia na rede da Neoenergia Coelba, pois a OSID é um cliente livre e, portanto, precisará utilizar ou armazenar a energia elétrica para utilizar em horários de maior demanda ou de maior custo para o hospital, chamado de sistema zero grid.

Para a instalação do sistema zero grid na OSID, a distribuidora conta com a parceria da GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional para o desenvolvimento sustentável). O projeto e o acompanhamento das instalações serão realizados por consultores contratados pela agência, como parte da ação de cooperação técnica.

OSID vai receber Usina Solar e Sistema de Armazenamento de Energia