Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Parceiros visitam obra de requalificação do Memorial Irmã Dulce

07 de December de 2023

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) reuniram terça-feira (6/12) representantes das empresas investidoras na Requalificação do Memorial Irmã Dulce para apresentar o status da obra, iniciada em fevereiro de 2023 e com previsão de conclusão para março de 2024. Aprovado em 2021 pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Art. 18 da Lei 8.313/91), o projeto de reforma do museu que narra a jornada heroica de Santa Dulce dos Pobres foi orçado em R$ 5,7 milhões e conta com investimentos das empresas PetroReconcavo, Global Participações Energia, Ferbasa, Larco e Cielo.

Reunidos em um café da manhã no Dulce Café – espaço contíguo à sede da OSID, no Largo de Roma, os representantes das empresas parceiras foram recepcionados pela gestora de Captação de Recursos, Fagna Freitas, e líderes da entidade. Entre os parceiros, estavam presentes o diretor de Relações Institucionais e Meio Ambiente da Global Participações, Juliano Matos; a gerente Estadual da Cielo, Virna Pimentel e Jaqueline Melo, também representando a empresa; o gerente executivo SMS da PetroReconcavo, Marcelo Prado, e a especialista em Sustentabilidade, Mila Macedo. Por parte da Ferbasa participaram do encontro, a diretora Administrativa, Ana Paula Oliveira, a analista de Responsabilidade Social, Ana Freitas e Carolina Carvalho, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social.

Após ser atualizado sobre o projeto de requalificação, o grupo visitou o prédio em reforma. O espaço, que nessa nova fase ganhará o nome de Memorial Santa Dulce dos Pobres, contará com uma estrutura mais moderna e tecnológica, capaz de possibilitar ao público uma imersão ainda maior no legado da primeira santa brasileira. “O valor dessa obra é inestimável, pois tratamos da preservação e difusão da história da primeira santa brasileira, que hoje é cultuada universalmente. Com essa requalificação teremos a oportunidade de oferecer um equipamento acessível a todos os públicos. Este é o nosso grande sonho”, declara a museóloga Carla Silva, líder do Memorial Irmã Dulce.

Além da adequação física dos espaços expositivos e da modernização institucional, que oferecerá aos visitantes uma atualização de suas estruturas e recursos expográficos, a requalificação do Memorial possibilitará também o ajustamento do equipamento à legislação vigente, através da elaboração do chamado Plano Museológico, documento de gestão obrigatório para os museus.

O que dizem nossos parceiros

Ana Paula Oliveira, diretora Administrativa da Ferbasa: “Para a Ferbasa, participar de um projeto que fala da história tão importante de Irmã Dulce e perpetuar isso é fundamental. Precisamos apoiar iniciativas como essa. E como somos uma empresa 100 baiana, não poderíamos ficar fora desse projeto, por tudo o que Irmã Dulce representa, não só para a cidade e para o estado. Ela é um exemplo que extrapola muros”. 

Juliano Matos, diretor de Relações Institucionais e Meio Ambiente da Global Participações Energia: “Para a GPE, participar do Projeto de Requalificação do Memorial Irmã Dulce significa contribuir para a preservação e celebração da história e do legado inspirador de Santa Dulce dos Pobres, um compromisso com a responsabilidade social e cultural. Estamos orgulhosos em ajudar a revitalizar um espaço que se tornará um ponto de referência para a comunidade local e visitantes. Que a vida extraordinária e inspiradora de Santa Dulce possa inspirar as futuras gerações, além de fortalecer nossa ligação com a comunidade e reforçar nossos valores empresariais de contribuir para o bem-estar social e cultural”.

Mila Macedo, especialista em Sustentabilidade da PetroReconcavo: “A PetroReconcavo, como uma empresa baiana, fica muito feliz de poder participar e contribuir para as obras de renovação do Memorial Irmã Dulce. Essa ação valoriza a cultura do nosso estado e mostra a importância das obras de Irmã Dulce e de toda a sua trajetória. Com certeza será um marco histórico e turístico em Salvador”.

Ana Paula Evangelista, diretora de Marketing da Larco: "Faz parte do compromisso da Larco contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos. É muito gratificante participar do Projeto de Requalificação do Memorial Irmã Dulce, um projeto que vai de encontro com tudo que a nossa empresa acredita. Afinal, a Larco não abastece apenas tanques, mas, também corações”.

Parceiros visitam obra de requalificação do Memorial Irmã Dulce