Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Piquenique com culinária dos povos originários é destaque no CESA

27 de October de 2023

Com o objetivo de fomentar a cultura dos povos originários, o Centro Educacional Santo Antônio (CESA) realizou, na última quarta-feira (25), o piquenique gastronômico “Pancnic”. Durante o evento, os alunos da escola fundada por Santa Dulce dos Pobres puderam participar de atividades lúdicas e conferir receitas a partir de plantas alimentícias não convencionais.

O piquenique ocorreu na área verde do núcleo educacional e recebeu a chefe de cozinha da culinária afro-indígena, Rose Braga, e a professora e escritora, Fabiana Rêgo. As convidadas contaram suas trajetórias e debateram a importância da cultura ancestral.

Na ocasião, os alunos aprenderam a preparar tapiocas naturais com beterraba, açafrão da terra e também águas saborizadas. “É um grande prazer e uma honra estar nessa casa sagrada, na escola de Irmã Dulce, trazendo conhecimento na prática, para que as crianças e jovens conheçam essa história”, ressaltou a chef de cozinha.

“A ideia foi trazer comidas naturais, que não possuem embalagens e estão no nosso entorno, e reafirmar a relação desses alimentos com a nossa ancestralidade”, explicou o educador ambiental do CESA, Tales Barros Andrade.

A iniciativa faz parte do Festival de Arte Todos os Tons (FATT), que conta com o patrocínio da Fundação Jesus Maria José e com o apoio de parceiros integrantes do projeto “Adote uma Turma” (Acelen, Bomix, Braskem, Carbonor, Família Dória Vieira e Amigos, Fundação Maria Emília, Jotagê Engenharia, L. Amorim, Leão Engenharia, Petrobahia, PQA, Volvo Gotemburgo, Vovó Zeza e Wilson Sons).

Piquenique com culinária dos povos originários é destaque no CESA