Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Procissões e carreata marcam homenagens a Santa Dulce neste fim de semana em Salvador

03 de August de 2023

A festa em honra à primeira santa brasileira reunirá devotos e admiradores do Anjo Bom em duas procissões e em uma carreata que irão passar por diferentes bairros de Salvador, de sexta à domingo. Os eventos integram a agenda festiva iniciada no último dia 1º e que terá prosseguimento até 13 de agosto, dia litúrgico de Santa Dulce dos Pobres. A festa, que este ano tem como tema “Santa Dulce: modelo da vida cristã e intercessora da nossa vocação à santidade”, tem sua programação postada no site www.irmadulce.org.br.

Nesta sexta-feira (4) haverá a Procissão dos Arcos, com saída programada para as 16h da Igreja do Bonfim em direção ao Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. O percurso faz referência a um dos lugares icônicos da jornada heroica de Irmã Dulce, que na década de 1940 acolheu pobres e doentes sob os arcos da Colina Sagrada. Ao final da procissão, os devotos poderão se reunir no Santuário, onde serão realizadas a Trezena Solene dedicada à Santa Dulce, às 17h, e uma missa presidida pelo padre Jaciel Bezerra.

Já no sábado (5), as homenagens à Mãe dos Pobres serão demonstradas através da 

Carreata Santa Dulce, que sairá às 15h do Centro de Convenções de Salvador com destino ao Santuário Santa Dulce dos Pobres. No trajeto, os fiéis conduzirão a Imagem Peregrina de Santa Dulce espalhando uma mensagem de fé pelos caminhos percorridos. Ao chegarem no Largo de Roma, o público poderá assistir à programação religiosa do Santuário, que às 17h celebrará o quinto dia da trezena em honra de Santa Dulce, e às 18h, a santa missa presidida pelo cônego Edson Menezes. 

A programação terá seguimento na manhã de domingo (6) com a Procissão da Memória, saindo às 8h do Santuário Santa Dulce dos Pobres, após a missa das 7h, celebrada por frei Ícaro Rocha, reitor do Santuário. Os fiéis seguirão para a Basílica da Conceição da Praia nesta procissão que faz memória do primeiro local a abrigar o corpo de Irmã Dulce, sepultada na basílica no dia 15 de março de 1992. Ao final, os devotos poderão assistir à missa solene, que será celebrada na basílica, às 10h30, pelo seu reitor, padre Adilton Lopes. 

Doações em prol da OSID – A festa litúrgica em honra ao Anjo Bom do Brasil será acompanhada de orações em prol das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres que acolhe hoje mais de 3 milhões de pessoas por ano na Saúde e na Educação. Durante a festa, a população poderá ajudar a instituição do Anjo Bom com a doação de alimentos não perecíveis no Portal de Doações Santa Dulce, que ficará localizado na Praça Irmã Dulce. Doações à OSID também podem ser feitas através da chave PIX: [email protected]. Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento com o Doador (CRD), através do telefone (71) 3316-8899, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

 

SERVIÇO

 

Procissão dos Arcos

04 de agosto, às 16h

Saída: Igreja do Senhor do Bonfim

Chegada: Santuário Santa Dulce dos Pobres


 

Carreata Santa Dulce

05 de agosto, às 15h

Saída: Centro de Convenções de Salvador

Chegada: Santuário Santa Dulce dos Pobres 


 

Procissão da Memória

06 de agosto, às 8h

Saída: Santuário Santa Dulce dos Pobres

Chegada: Basílica da Conceição da Praia

Procissões e carreata marcam homenagens a Santa Dulce  neste fim de semana em Salvador