Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Programa Integrado do CESA vai beneficiar mais de 900 crianças e jovens em risco social

21 de August de 2023

É por acreditar no poder transformador da Educação, que as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estão sempre buscando ampliar as possibilidades de aprendizado, acolhimento e crescimento das mais de 900 crianças e jovens assistidos no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), escola fundada por Santa Dulce dos Pobres em Simões Filho. E um dos pilares dessa nobre missão é o Programa Integrado do CESA, um novo projeto já em operação na unidade que visa fortalecer ações no campo do suporte psicossocial; socialização e integração; apoio pedagógico e educação ambiental, com o objetivo de estimular ainda mais o desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos.

Com o programa, o núcleo de educação da OSID, que acolhe atualmente 940 crianças e jovens em situação de risco social, retomará projetos importantes que estavam suspensos, a exemplo das oficinas de letramento e raciocínio lógico como complementação de aprendizagem para estudantes com baixo rendimento escolar; e a educação ambiental, mediante a implementação de uma horta agroecológica desenvolvendo ações de valorização e resgate da cultura local e consolidando os princípios da sustentabilidade. O programa também possibilitará a ampliação de iniciativas já existentes, como as oficinas de tecelagem e cerâmica para alunos e familiares, como forma de integração e abordagem terapêutica; e atendimento psicossocial individual, grupal e visitas domiciliares, como espaço de escuta, fala e reflexão.  O Programa Integrado tem duração de dois anos e será viabilizado com recursos da ordem de aproximadamente R$ 3,4 milhões, captados através de incentivo fiscal com investimento de pessoas físicas e jurídicas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania de Simões Filho.

"Nosso muito obrigado a todos os envolvidos para a viabilização do programa. É fundamental manter a articulação harmônica para que tenhamos a capacidade de inscrever bons projetos e captar os recursos para aplicar em ações que sejam realmente transformadoras para a sociedade", declarou Luciana Santos, coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) das Obras Sociais Irmã Dulce, durante a assinatura simbólica do termo de parceria do programa, na manhã de quinta-feira (17), no CESA. O evento contou com a presença de profissionais da instituição e do prefeito de Simões Filho, Diógenes Oliveira, entre outros representantes do governo municipal.

"O CESA é um projeto extraordinário, que carrega o nome de Irmã Dulce com toda a sua história, todo o seu legado de levar educação para crianças e jovens menos favorecidos. Tudo isso com imensa qualidade do ensino e dos serviços prestados, tanto na política social quanto na política de educação. Quero reafirmar nosso compromisso de sempre fazer um trabalho de mãos dadas com vocês, porque temos muito o que aprender com a metodologia que a instituição desenvolve aqui", disse o prefeito, que na ocasião também visitou espaços do centro educacional, como salas de aula, oficina de tecelagem e o Núcleo de Apoio Psicossocial.

“Estamos muito felizes com essa parceria, pois o CESA é uma instituição que representa muito para nosso município, trazendo Santa Dulce através de um trabalho integrado em prol das famílias da nossa cidade", ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social e da Cidadania de Simões Filho, Andrea Pereira.

O assessor corporativo da OSID, Sérgio Lopes, aproveitou para destacar a importância da continuidade do programa: "sabemos que projetos de educação entregam resultados em função da continuidade das ações. Temos agora recursos para dois anos e vamos iniciar em breve uma jornada para captar mais recursos para dar sequência a esse programa que transforma a vida de tantas pessoas, não só das crianças e jovens, como também das suas famílias. Que tenhamos cada vez mais engajamento amplo com esse compromisso que é transformar essa sociedade e sabemos que a base começa na educação".

 

Programa Integrado do CESA vai beneficiar mais de 900 crianças e jovens em risco social