Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Projeto de inclusão digital beneficia crianças acolhidas no centro educacional das Obras Irmã Dulce

07 de August de 2023

Mais de 160 alunos em vulnerabilidade social do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), já contam com o Projeto Inclusão Digital, que tem como objetivo fomentar o acesso às ferramentas digitais no contexto pedagógico. A apresentação da iniciativa aconteceu na manhã desta quinta-feira (3), na escola fundada pelo Anjo Bom, e contou com a presença de representantes das empresas parceiras Bomix e Gestão Educação.

A Bomix aportou recursos financeiros para aquisição dos tablets utilizados nas aulas, assim como toda infraestrutura tecnológica de internet que o projeto necessita. Já a Gestão Educação disponibilizou gratuitamente a plataforma educacional utilizada no programa, chamada Inteligente.

Através dessa plataforma, que integra professores e estudantes do segundo e do quinto ano do ensino fundamental I, é possível abordar assuntos relacionados ao cronograma pedagógico, com atividades interativas e lúdicas, além de jogos sobre os temas discutidos em sala, com desafios e recompensas que estimulam a criatividade, a introdução à educação financeira e possibilitam a inclusão digital - conteúdo acessado por meio de tablets.

 “Acreditamos que, em um mundo cada vez mais informatizado, a adoção de práticas de inclusão digital contribui positivamente para a educação das crianças e jovens atendidos pelo Centro Educacional Santo Antônio. Por isso, ficamos entusiasmados em poder contribuir com a implantação de um projeto capaz de gerar transformação social através do conhecimento”, enfatizou Cynthia Rosário, diretoria de Marketing da Bomix.

“É muito gratificante poder contribuir com as crianças do CESA. Como devoto de Santa Dulce, sempre foi o meu desejo trazer algo diferenciado, e disponibilizar essa plataforma para os alunos. Com certeza, será algo transformador”, ressaltou André Carvalho, sócio da Gestão Educação.

O líder do CESA, José Passos Junior, destaca o impacto do projeto na educação das crianças e adolescentes acolhidos pela unidade. “Estamos muito felizes, pois essa iniciativa chega para fortalecer ainda mais o aprendizado. Com o apoio de ferramentas digitais, daremos oportunidades para que os alunos possam ser ainda mais engajados, favorecendo o conhecimento e sua formação futura”. O evento de apresentação do projeto contou também com as presenças da diretora da Bomix Cynthia Rosário, da coordenadora, Carina Carvalho, da diretora da Gestão Educação, Alice Neves; do coordenador do projeto, Matheus Pinho; além do presidente do Conselho da OSID, José Joaquim de Carvalho Júnior.

A escola do Anjo – O CESA nasceu como um orfanato no qual Santa Dulce dos Pobres abrigava meninos sem referência familiar. Em 1994, tornou-se uma escola em tempo integral, com um modelo de ensino que engloba do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. O centro educacional oferece ainda acesso à arte educação, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material pedagógico gratuitos.

Projeto de inclusão digital beneficia crianças acolhidas no centro educacional das Obras Irmã Dulce