Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Santa Missa e lançamento de galeria a céu aberto marcam abertura da Festa de Santa Dulce nesta terça-feira (1º) em Salvador

31 de July de 2023

A festa em honra à primeira santa brasileira será aberta em Salvador nesta terça-feira (1º), às 8h30, com a realização da Santa Missa no Santuário Santa Dulce dos Pobres (Largo de Roma). A cerimônia religiosa, que contará com a presença do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos, promete reunir milhares de fiéis e admiradores da vida e obra do Anjo Bom do Brasil. Logo após a missa, será lançada a Galeria Santa Dulce dos Pobres, uma galeria de arte a céu aberto, com mais de 500 metros quadrados na Avenida Dendezeiros (Bonfim), que reúne em suas paredes trabalhos em grafite inspirados na Mãe dos Pobres e em seu legado de amor, fé e solidariedade.

Com o tema “Santa Dulce: modelo da vida cristã e intercessora da nossa vocação à santidade”, a programação festiva (ver quadro) acontecerá de 1° a 13 de agosto e contará com shows musicais na Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), reunindo atrações como Tuca Fernandes, Thiago Arancam, Padre Antonio Maria, Waldonys, Orquestra da Câmara de Salvador, Orquestra Juvenil do Neojiba e Coral Ecumênico da Bahia. Destaque ainda para as missas que serão realizadas no Santuário Santa Dulce, de 1° a 12 de agosto (7h, 8h30, 12h e 17h); e a Missa Campal, que será celebrada no dia 13 de agosto (Dia Litúrgico de Santa Dulce), às 16h, na Praça Irmã Dulce, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha.

Além das celebrações religiosas e das apresentações musicais, a programação de agosto no Largo de Roma – que será totalmente gratuita – contará com serviços no campo da saúde, como orientações para prevenção de doenças, aferição da pressão arterial, medição da taxa de glicemia e vacinação contra Influenza e Covid. Haverá também iniciativas como a oferta de serviços jurídicos, quermesse e a apresentação de espetáculo teatral encenado por alunos do Centro Educacional Santo Antônio, escola fundada por Irmã Dulce. Ainda na agenda cultural, o público poderá conferir, no Cine Santa Dulce, a exibição de filmes e outras produções audiovisuais sobre o legado da freira baiana.

Procissões e Santa Dulce nos bairros – Os 13 dias de homenagens à Mãe dos Pobres serão marcados também pela visita da imagem peregrina de Santa Dulce a diversos bairros de Salvador. A cada dia (ver quadro), sempre das 7h às 20h, a imagem estará presente em um determinado ponto da capital baiana, onde a população poderá fazer suas orações, pedidos e agradecimentos ao Anjo Bom. A programação seguirá ainda com a realização de procissões e carreatas pela cidade, a exemplo da Procissão dos Arcos (4 de agosto, às 16h), com saída da Igreja do Bonfim e chegada no Santuário Santa Dulce; Procissão da Memória (6 de agosto, às 8h), do Santuário Santa Dulce à Basílica da Conceição da Praia; e a Procissão Luminosa (13 de agosto, às 18h), com percurso pelo Caminho da Fé (Santuário Santa Dulce – Igreja do Bonfim – Santuário Santa Dulce). Já no dia 5 de agosto, às 15h, uma carreata levando a imagem peregrina sairá do Centro de Convenções de Salvador em direção ao Santuário. A programação completa da festa pode ser acompanhada através do site www.irmadulce.org.br e pelas redes sociais: Instagram e Facebook (@obrasirmadulce e @santuariosantadulce) e YouTube (santuariosantadulcedospobres).

Doações em prol da OSID – A festa litúrgica em honra ao Anjo Bom do Brasil será acompanhada de orações em prol das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres que acolhe hoje mais de 3 milhões de pessoas por ano na Saúde e na Educação, incluindo pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas, crianças e adolescentes em situação de risco social, entre outros públicos. Para continuar atendendo ao pobre, ao doente, ao mais necessitado, a entidade conta com o apoio de toda a sociedade. Durante os 13 dias da festa, a população poderá ajudar a instituição do Anjo Bom com a doação de alimentos não perecíveis no Portal de Doações Santa Dulce, que ficará localizado na Praça Irmã Dulce. Doações à OSID também podem ser feitas através da chave PIX: [email protected]. Mais informações sobre outras formas de ajudar a instituição podem ser obtidas na Central de Relacionamento com o Doador (CRD), através do telefone (71) 3316-8899, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

Trajetória de amor, fé e solidariedade - Em 26 de maio de 1914 nascia, em Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Aos 13 anos, Maria Rita já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Em 1933, a jovem ingressa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (Sergipe). No mesmo ano, no dia 13 de agosto, recebe o hábito e adota, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Em 1949, já com uma trajetória consolidada pelo amor ao próximo, Irmã Dulce ocupa, após a autorização da sua superiora, um galinheiro localizado ao lado do convento, com os primeiros 70 doentes recolhidos das ruas de Salvador. A iniciativa deu origem à tradição propagada há décadas pelo povo baiano de que a religiosa construiu o maior hospital da Bahia a partir de um simples galinheiro. Já em 1959, é fundada oficialmente pela Mãe dos Pobres a OSID - Obras Sociais Irmã Dulce, instituição que abriga hoje um dos maiores complexos de saúde do Brasil com atendimento 100% gratuito.

Irmã Dulce morreu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, situado no Bonfim. A freira baiana que dedicou sua vida ao acolhimento dos mais necessitados foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, passando a ser chamada Santa Dulce dos Pobres. Naquele domingo de céu azul, 50 mil pessoas (15 mil brasileiros) lotaram a Praça São Pedro, no Vaticano, para assistir à cerimônia presidida pelo Papa Francisco. Irmã Dulce tornou-se então a primeira santa brasileira da nossa época, tendo o dia 13 de agosto como sua Data Litúrgica.

FESTA DE SANTA DULCE 2023
1° a 13 de agosto

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

MISSA CAMPAL E SHOWS DO PADRE ANTONIO MARIA E DE WALDONYS

13 de agosto
Praça Irmã Dulce (Largo de Roma)
15h: Show do Padre Antonio Maria
16h: Missa Campal, presidida pelo Arcebispo de Salvador e
Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha
18h: Procissão Luminosa (com saída e chegada pelo Largo de Roma)
19h30: Show de encerramento com Waldonys

SANTAS MISSAS

1° a 12 de agosto
Santuário Santa Dulce dos Pobres (Avenida Bonfim)
7h, 8h30, 12h e 17h (trezena e missa)

13 de agosto
Santuário Santa Dulce dos Pobres
6h, 8h, 10h, 12h, 14h e 16h

VIGÍLIA DE SANTA DULCE
12 e 13 de agosto (a partir das 22h do dia 12 até 6h do dia 13)
Santuário Santa Dulce dos Pobres

IMAGEM PEREGRINA NOS BAIRROS

1° a 12 de agosto, 7h às 20h

01/08: Praça Municipal
02/08: Barra (Farol da Barra)
03/08: Rio Vermelho (próximo à Igreja de Nossa Senhora Santana)
04/08: Itapuã (Praça da Igreja)
05/08: Santo Antônio Além do Carmo (Coreto do Largo)
06/08: Praça Cairu (manhã) / Largo Terreiro de Jesus (tarde e noite)
07/08: Praça da Piedade
08/08: Cajazeiras X (Campo da Pronaica)
09/08: Periperi (Praça da Revolução)
10/08: São Tomé de Paripe
11/08: Liberdade (próximo ao Plano Inclinado)
12/08: Capelinha
13/08: Alagados (Pátio da Igreja de Alagados)

PROCISSÕES E CARREATA

Procissão dos Arcos
04 de agosto, às 16h
Saída: Igreja do Senhor do Bonfim
Chegada: Santuário Santa Dulce dos Pobres

Carreata Santa Dulce
05 de agosto, às 15h
Saída: Centro de Convenções de Salvador
Chegada: Santuário Santa Dulce dos Pobres

Procissão da Memória
06 de agosto, às 8h
Saída: Santuário Santa Dulce dos Pobres
Chegada: Basílica da Conceição da Praia

Procissão Luminosa
13 de agosto, às 18h
Saída: Praça Irmã Dulce, com trajeto pelo Caminho da Fé em direção à Igreja do Senhor do Bonfim
Chegada: Santuário Santa Dulce dos Pobres

PROGRAMAÇÃO CULTURAL E ACÕES DE SAÚDE E CIDADANIA

SHOW DE TUCA FERNANDES 
10 de agosto, às 19h30
Praça Irmã Dulce (Largo de Roma)

SHOW DE THIAGO ARANCAM
11 de agosto, às 19h30
Praça Irmã Dulce (Largo de Roma)

ESPETÁCULO TEATRAL INFANTOJUVENIL
11 de agosto, às 15h
Praça Irmã Dulce (Largo de Roma)

ORQUESTRA DA CÂMARA DE SALVADOR E CORAL ECUMÊNICO DA BAHIA
12 de agosto, às 19h30
Praça Irmã Dulce (Largo de Roma)

LANÇAMENTO DA GALERIA SANTA DULCE 
1° de agosto, às 10h
Avenida Dendezeiros (Bonfim)

INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL PROVISÓRIO DE IRMÃ DULCE
05 de agosto
Dulce Café (Avenida Bonfim, ao lado do Santuário Santa Dulce)

SAUDE, CULTURA E CIDADANIA NA PRAÇA IRMÃ DULCE

Cine Santa Dulce
Exibição do filme Irmã Dulce e documentários sobre o legado da santa
1° a 13 de agosto, a partir das 14h30

Quermesse
Barracas de lanches e artesanato 
1° a 13 de agosto, das 14h às 21h

Coreto Santa Dulce 
Apresentação de bandas culturais e bandas católicas 
1° a 13 de agosto, a partir das 16h

Estação Saúde
Aferição de pressão arterial; medição de taxa de glicemia; orientação nutricional; orientação sobre saúde bucal com distribuição de kit de saúde bucal; vacinação Influenza e Covid
04, 07 e 11 de agosto, das 10h às 16h

Serviços jurídicos
Encaminhamento para emissão de documentos; operação limpa nome, entre outros serviços jurídicos 
05, 06, 12 e 13 de agosto, das 9h às 19h

Atividades físicas e de bem-estar
Aulões de dança e ginástica
03 a 06 e 10 a 13 de agosto, das 13h30 às 14h30
 

Santa Missa e lançamento de galeria a céu aberto marcam abertura da Festa de Santa Dulce nesta terça-feira (1º) em Salvador