Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Saudades de Irmã Josefa

02 de June de 2023

É com profundo pesar que as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) comunicam o falecimento, na tarde de ontem (1º), da Irmã Josefa Dulce dos Santos, madre superiora do Instituto Filhas de Maria Serva dos Pobres, comunidade religiosa fundada por Santa Dulce dos Pobres. O velório está acontecendo na manhã desta sexta-feira (2), na Capela Santo Antônio, do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho, e prossegue até as 13h, quando será celebrada a Missa das Exéquias. O sepultamento será hoje, às 15h, no Cemitério São Miguel, em Simões Filho.

Irmã Josefa tinha 89 anos, dos quais 39 dedicados à vida religiosa. A pedido de Irmã Dulce, foi para Simões Filho, onde trabalhou no Centro Educacional Santo Antônio e passou a coordenar o núcleo, que funcionava como um orfanato no qual a Mãe dos Pobres abrigava crianças sem referência familiar. “Irmã Josefa conviveu com Santa Dulce e experimentou todo o processo de fundação da comunidade religiosa. Ela se entregou completamente a esta missão confiada a ela pelo Anjo Bom; educou com maternidade”, destacou Irmã Maiara Santos, missionária das Obras Sociais Irmã Dulce.

Para Maria Rita Pontes, superintendente da OSID, “falar de Irmã Josefa é falar de uma pessoa que estava sempre alegre, com o sorriso aberto e sempre muito sábia nas palavras”. “Irmã Josefa entendeu muita coisa do significado da vida e das estações da vida. Ela dizia que precisávamos regar num solo fértil e que no tempo certo iríamos fazer a colheita. Dizia que as melhores estações da vida dela, os melhores momentos e alegrias foram depois de grandes sofrimentos, de grandes dificuldades. Era muito sábia. Nos deixou o legado do Instituto Filhas de Maria Serva dos Pobres, que vem dando frutos não só na Bahia, mas também em outros estados, como Sergipe e Rio de Janeiro”.

“Estamos unidos em oração a todas as irmãs da Congregação das Filhas de Maria Serva dos Pobres, neste momento de dor, mas também de esperança em Cristo e na sua promessa da beata Eternidade! Nós cremos na Vida Eterna e na feliz Ressureição”, declarou frei Ícaro Rocha, reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres.

Saudades de Irmã Josefa