Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Tríduo da Gratidão e inauguração de monumento ao Anjo Bom da Bahia marcam homenagens aos quatro anos da Canonização de Irmã Dulce

11 de October de 2023

Com o Tríduo da Gratidão, programação especial que inclui celebrações religiosas e a inauguração do Monumento em Homenagem ao Anjo Bom da Bahia, o Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado ao lado das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador, inicia nesta quinta-feira (12) as comemorações pelos quatro anos da Canonização de Irmã Dulce. A agenda festiva segue até domingo (15) com missas às 7h, 8h30, 12h e 16h, além de atividades culturais (veja programação abaixo).

O ponto alto das celebrações será sexta-feira, 13 de outubro, data do aniversário de Canonização da religiosa baiana. Nesse dia, às 10h, logo após a missa das 8h30, será inaugurado o monumento à primeira santa do Brasil. Homenagem do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur-Ba), o monumento em bronze tem cinco metros de altura e assinatura do artista plástico Félix Sampaio, que em sua obra retrata Santa Dulce dos Pobres em ação, acolhendo uma criança e olhando para o futuro. 

Ainda no dia 13, devotos e admiradores da Mãe dos Pobres irão se reunir, depois da missa das 16h, para rezar o Terço no Caminho da Fé, fazendo o percurso do Santuário Santa Dulce dos Pobres à Colina Sagrada, no Bonfim, e retornando em seguida para o Largo de Roma. Para frei Ícaro Rocha, reitor do Santuário, “Santa Dulce tem muito a ensinar a nossa geração, e a sua devoção tende a crescer cada vez mais”. Neste sentido, a proposta do Tríduo da Gratidão é fazer referência ao 13 de outubro “como um dia singular, pois recordarmos o dia em que toda Igreja reconheceu o modelo de santidade vivido por nossa santa baiana”.

Canonização - A cerimônia de Canonização de Irmã Dulce aconteceu no dia 13 de outubro de 2019, no Vaticano, presidida pelo Papa Francisco. Oficialmente, ela passou a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres, tendo como data litúrgica o dia 13 de agosto. A freira, conhecida como o Anjo Bom da Bahia, se tornou a primeira santa de nosso tempo nascida no Brasil e sua canonização é a terceira mais rápida da história (27 anos após seu falecimento), atrás apenas do Papa João Paulo II (9 anos após sua morte) e de Madre Teresa de Calcutá (19 anos após o falecimento da religiosa).

Programação Tríduo da Gratidão

Dia 12

Missas às 7h, 8h30, 12h e 16h

8h30 – Abertura das celebrações do Tríduo da Gratidão com missa solene e 

Procissão em honra a Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil

Dia 13 

(Dia da Canonização – 4 anos)

Missas às 7h, 8h30, 12h e 16h

8h às 18h – Quermesse 

8h30 – Missa dos Colaboradores 

10h – Inauguração do Monumento em Homenagem ao Anjo Bom da Bahia

17h - Terço no Caminho da Fé

Dia 14 

Missas às 7h, 8h30, 12h e 16h

8h às 18h – Quermesse 

17h30 – Dulce Homenagens

Dia 15 

Missas às 7h, 8h30, 12h e 16h

8h às 18h – Quermesse 

Tríduo da Gratidão e inauguração de monumento ao Anjo Bom da Bahia marcam homenagens aos quatro anos da Canonização de Irmã Dulce