Educação

Educação

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Núcleo Psicossocial do CESA é reinaugurado

03 de April de 2023

A obra de amor e serviço de Santa Dulce dos Pobres celebrou na sexta-feira (31) mais um novo capítulo na sua trajetória de acolhimento ao próximo. Foi reinaugurado o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP), que assiste as mais de 900 crianças e adolescentes em risco social, além de seus familiares, acolhidos no Centro Educacional Santo Antônio (CESA) - unidade das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

O NAP acabou de passar por uma ampla reformulação, graças à doação da empresa Braskem, incluindo melhorias nas salas de atendimento para intervenções em grupo ou individuais, além da reforma de outros espaços. E para manter esse serviço, o núcleo conta, além da Braskem, com o apoio das empresas Volvo Gotemburgo e PRIO - com recursos aportados através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

“Hoje é um dia muito especial, de agradecimento e também de festejar pela possibilidade de engajar ainda mais pessoas numa causa como essa. Nós podemos fazer a diferença. Juntos podemos transformar a vida de quem mais precisa”, disse emocionado o assessor corporativo da OSID, Sérgio Lopes.

“É um orgulho para nós estarmos aqui e perpetuar essa parceria de tantos anos com as Obras Sociais Irmã Dulce. Acreditamos que a educação é transformadora e só temos a agradecer pela oportunidade de ajudar mais uma vez”, declarou o diretor industrial da Braskem, Carlos Alfano.

Além da assistência psicossocial junto às crianças e adolescentes acolhidos no CESA, e às suas famílias, o NAP possibilita ainda aos participantes a realização de oficinas de artesanato, cerâmica e tecelagem, como forma de integração e abordagem terapêutica. O atendimento prestado é totalmente gratuito e conta com a atuação de uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, assistentes sociais e educador social.

Parceria renovada – Durante a reinauguração do NAP, a família OSID recebeu também com alegria a notícia da renovação, por mais 12 meses, do apoio da Braskem ao projeto Adote uma Turma. Através do programa, empresas e pessoas físicas podem adotar uma das turmas da escola, a partir do apoio financeiro às atividades desenvolvidas pelo centro educacional. Em homenagem aos parceiros, placas simbólicas são colocadas nas salas adotadas. Para mais informações sobre o Adote uma Turma, basta solicitar o regulamento do programa através do e-mail [email protected] ou ligar para (71) 3310-1341.

A escola do Anjo – O CESA nasceu como um orfanato no qual Santa Dulce dos Pobres abrigava meninos sem referência familiar. Em 1994, tornou-se uma escola em tempo integral, com um modelo de ensino que engloba do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. O centro educacional oferece ainda acesso à arte educação, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.

Núcleo Psicossocial do CESA é reinaugurado