Educação

Educação

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

História

O Centro Educacional Santo Antônio (CESA) é um dos 21 núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Localizada no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, a unidade, fundada em 1964 por Irmã Dulce, nasceu como um orfanato no qual a freira baiana abrigava meninos sem referência familiar. Em 1994, tornou-se uma escola em tempo integral, com foco na qualidade do ensino básico, sendo hoje uma referência na adoção de boas práticas de gestão alinhadas com princípios de excelência na área educacional.

Em parceria com as Secretarias de Educação do Estado da Bahia e do Município de Simões Filho, o CESA atende mais de 900 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com um modelo de ensino que engloba do primeiro ao nono ano (Ensino Fundamental I e II), o Centro oferece ainda acesso à arte-educação, iniciação profissional, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos. O complexo dispõe também de uma unidade de sustentabilidade, o Centro de Panificação, responsável pela produção e comercialização de variados tipos de pães, panetones, broas, cookies e brownies, cuja receita das vendas é totalmente revertida para a manutenção de suas atividades.

História

Educação integral

A proposta pedagógica do CESA envolve planos por áreas de conhecimento, que agregam o potencial de ensino das atividades complementares. Através do projeto De olho no Futuro, os educadores e equipe gestora passam por uma formação em didática e estrutura das áreas de conhecimento; discussão das teorias do desenvolvimento; psicologia cognitiva e reflexão sobre a práxis. Além disso, o projeto contempla o acompanhamento pedagógico a alunos com baixo rendimento.

Educação integral