Notícias
Obras Sociais Irmã Dulce receberam a visita do filósofo e humanista Belga Philippe Van Parijs
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam, na manhã do último sábado (23), a visita do filósofo e economista político belga Philippe Van Parijs. Considerado um dos maiores humanistas da atualidade e principal defensor da renda básica universal, uma proposta de benefício financeiro para todas as pessoas, independentemente de condição socioeconômica, Van Parijs é também um dos grandes nomes do liberalismo igualitário contemporâneo. Acompanhado por sua esposa, Susan Black, e pelo advogado Luiz Ferreira, o grupo foi recepcionado pelo gestor do Complexo Santuário Santa Dulce dos Pobres, Márcio Didier. Eles estão no Brasil para participar do 24º Congresso da Rede Mundial de Renda Básica (BIEN), em Niterói – RJ.
A visita teve início na Capela das Relíquias, no Santuário Santa Dulce dos Pobres, onde repousam os restos mortais do Anjo Bom do Brasil. Em seguida, o filósofo conheceu o Memorial dedicado à primeira santa nascida no país. Na ocasião, Philippe teve a oportunidade de conhecer a trajetória da Mãe dos Pobres, sua jornada de amor e serviço às populações vulneráveis e a história das Obras Sociais Irmã Dulce, o que o deixou entusiasmado para visitar também o hospital. A visita prosseguiu pelo Hospital da Criança e foi finalizada no Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência (CAPD).
Algumas pessoas deixam marcas tão fortes em vida que continuam inspirando o mundo mesmo depois de sua morte. Foi o que destacou Philippe, ao refletir sobre o legado de Santa Dulce: “O que acho mais marcante é como a personalidade de uma pessoa e o seu envolvimento pessoal podem fazer diferença não apenas enquanto ela está viva, mas também muito tempo depois de sua morte, e existe esse reconhecimento mundial porque ela foi canonizada. Então, é sempre muito comovente ver isso e encorajador perceber a diferença que se pode fazer quando se é suficientemente generoso, quando não se pensa primeiro em si mesmo, mas nos outros.”
Em 22 de outubro de 1996, durante uma série de palestras no Brasil, Van Parijs participou de uma audiência com o então presidente Fernando Henrique Cardoso para discutir a implementação de uma política de Renda Mínima. Na ocasião, defendeu a importância de uma futura Renda Básica Incondicional, sugerindo que o programa tivesse início vinculado à Educação, como forma de investimento em capital humano. A reunião resultou no apoio à aprovação da Lei 9.533/97, que criou o Bolsa Escola — início do que mais tarde se consolidaria como o Bolsa Família.