Notícias
OSID inaugura Praça Bom Viver e reforça compromisso com cuidado humanizado ao idoso
Nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o cuidado com a pessoa idosa é pensado de forma integral, indo além do atendimento clínico perpassando pelos aspectos físicos, emocionais e sociais. E é com esse olhar sensível e comprometido que, na última sexta-feira (1º), a instituição deu mais um passo em direção ao cuidado humanizado com a inauguração da Praça Bom Viver, localizada no Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães. A cerimônia de inauguração aconteceu no próprio espaço, totalmente requalificado, e reuniu a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, do presidente do Conselho de Administração da OSID, José Carvalho Junior, além de autoridades como o prefeito de Salvador, Bruno Reis, a vice-prefeita, Ana Paula Matos e o secretário da SEMPRE, Júnior Magalhães. Estiveram presentes também colaboradores, pacientes, religiosos da instituição e a boneca Dulcinha. O momento foi abençoado pelo capelão da OSID, Frei Mário Erky.
Com bastante entusiasmo, Dona Maria Lúcia, moradora do Centro Júlia Magalhães, celebrou a novidade: “aqui na OSID nós já temos várias atividades como fisioterapia, musicoterapia, e esse espaço vai enriquecer ainda mais o nosso dia a dia”, destacou. A Praça Bom Viver foi idealizada para ser um ambiente acolhedor, terapêutico e promotor de qualidade de vida. O espaço conta com áreas ao ar livre, locais de convivência e estímulo à reabilitação, proporcionando aos idosos momentos de lazer, autoestima e socialização. Mais do que uma estrutura física, a Praça representa o compromisso das Obras Sociais Irmã Dulce com um envelhecimento ativo, digno e humanizado.
Durante o evento, Maria Rita Pontes destacou a relevância da iniciativa para o público idoso atendido pelas Obras: “a Praça Bom Viver é de extrema importância para a população idosa, para humanização, para a qualificação do espaço, para que eles se sintam mais felizes, que encontrem aqui um pedacinho da sua casa.”
A requalificação do espaço só foi possível graças ao apoio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, do Fundo Municipal da Pessoa Idosa e da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE). A OSID expressa sua profunda gratidão às empresas Magazine Luiza, Halliburton, Cielo, White Martins, Associação Sooder Maria e Mater Dei, pelas doações destinadas aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa, que tornaram este projeto uma realidade.
O Centro de Geriatria das Obras Sociais Irmã Dulce é o único complexo da Bahia a oferecer, ao mesmo tempo, atendimento ambulatorial e internação hospitalar para casos clínicos agudos e pacientes crônicos.