Portal Osid

Portal Osid

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Santo de devoção de Santa Dulce ganha programação especial em Salvador

31 de May de 2023

Nesta quinta-feira (1º de junho), o Santuário Santa Dulce dos Pobres (Avenida Bonfim) dará início à Trezena de Santo Antônio – o santo de devoção de Irmã Dulce. Com o tema “Com Santo Antônio, vivemos nossa vocação: dom e graça de Deus”, a programação seguirá até o dia 13, data litúrgica do santo português. De 1º a 12 de junho, o Santuário contará com a celebração da trezena sempre na missa das 16h. Já no dia festivo (13), a grade das cerimônias será ampliada, com missas às 7h, 8h30, 10h, 12h e 16h. Neste dia, a celebração das 16h será presidida por Dom Marco Eugênio, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, seguida da Procissão Luminosa pelo Caminho da Fé.

Durante a trezena, será possível também contribuir com a manutenção das ações sociais do Santuário, através da compra de produtos diversos durante a Quermesse que será montada no estacionamento da igreja nos dias 1º, 2, 3, 4, 9, 10, 11, 12 e 13 de junho. Durante a semana, a quermesse funcionará das 17h às 19h; e nos fins de semana (sábado e domingo) e no dia 13 de junho, das 8h às 18h. No local, o público encontrará barracas diversas, onde estarão à venda comidas típicas e artesanatos religiosos, sempre com entrada gratuita.

A agenda festiva contará também com a apresentação do Auto de Santo Antônio, no dia 06 de junho, às 14h. Já no dia 10, após a missa das 16h, será a vez do Coral da Quermesse se apresentar. E para encerrar os festejos, no dia 13 de junho, a quadrilha Terecoteco, formada por pessoas com deficiência e idosos acolhidos pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), farão uma apresentação especial no estacionamento do Santuário Santa Dulce, às 11h.

Solidariedade - A Trezena de Santo Antônio é marcada não somente pela devoção, mas também pela solidariedade. Nesse período de homenagens, os fiéis são convidados a ofertarem alimentos não perecíveis que serão doados para os mais carentes. A lista com os gêneros alimentícios relativos a cada dia da trezena e todas as informações sobre a festa podem ser acessados pelo site www.irmadulce.org.br/santuario. Toda a programação poderá ser acompanhada de forma presencial ou através das redes sociais do Santuário: Facebook (@santuariosantadulce) e YouTube (santuariosantadulcedospobres).

Santo de devoção - Santo Antônio sempre teve um lugar especial na vida de Santa Dulce dos Pobres. Nos momentos de angústia, desespero ou até mesmo para solicitar a concretização de algum pedido, era a Santo Antônio – a quem chamava de “tesoureiro” das Obras Sociais – que a Mãe dos Pobres recorria. Ainda na infância, bem antes de entrar para a vida religiosa, ela tinha o hábito de decorar o altar do santo caridoso. Uma imagem de Santo Antônio do século 19, que pertenceu ao advogado Manoel Lopes Pontes, avô do Anjo Bom, está entre as centenas de peças do acervo do Memorial Irmã Dulce. Era em frente a esta relíquia da família que Santa Dulce costumava fazer seus pedidos e orações.

Santo Antônio cuidava dos pobres, alimentava os famintos, acolhia os pequenos, defendia aqueles que sofriam. As vidas de Santo Antônio e de Santa Dulce dos Pobres surpreendem pela cumplicidade e pela trajetória de amor e serviço ao próximo. O Anjo Bom encontrou em Antônio seu intercessor, principalmente nos momentos de aflição. 

 

Programação Santo Antônio

Serviço:

De 1ª a 12 de junho

Santas Missas: 07h00 (exceto aos sábados); 08h30; 12h 

Santa Missa Solene da Trezena: 16h

 

01/06 – Quinta-feira - 16h

Celebrante: Pe. Alexandre Oliveira

Gesto concreto - doação de alimentos: Feijão

 

02/06 – Sexta-feira - 16h

Celebrante: Pe. Rafael Araújo

Gesto concreto - doação de alimentos: Óleo

 

03/06 – Sábado - 16h

Celebrante: Frei Anailton Brito

Gesto concreto - doação de alimentos: Café
 

04/06 – Domingo - 16h

Celebrante: Frei Mário Erky

Gesto concreto - doação de alimentos: Fubá de Milho

 

05/06 – Segunda-feira - 16h

Celebrante: Pe. Ramilson (Com. Shalom)

Gesto concreto - doação de alimentos: Açúcar

 

06/06 – Terça-feira - 16h00

Celebrante: Pe. Deivisson Batista

Gesto concreto - doação de alimentos: Leite

 

07/06 – Quarta-feira - 16h

Celebrante: Pe. Rafael Freitas

Gesto concreto - doação de alimentos: Extrato de tomate

 

08/06 – Quinta-feira 

08h30 - Celebração da Solenidade de Corpus Crhisti 

16h - Missa da Trezena

Celebrante: Frei Lucas Vinhas

Gesto concreto - doação de alimentos: Enlatados

 

09/06 – Sexta-feira - 16h

Celebrante: Pe. Josuel Jesus

Gesto concreto - doação de alimentos: Arroz
 

10/06 – Sábado - 16h

Celebrante: Pe. Adilton Lopes

Gesto concreto - doação de alimentos: Farinha

 

11/06 – Domingo - 16h

Celebrante: Frei Roberto Fernandes

Gesto concreto - doação de alimentos: Margarina

 

12/06 – Segunda-feira - 16h

Celebrante: Pe. Wilton Robson

Gesto concreto - doação de alimentos: Macarrão

 

13/06 – Dia Festivo 

07h - Santa Missa dos Devotos

08h30 - Santa Missa com admissão dos novos membros da Irmandade de St. Antônio

10h – Santa Missa

12h – Santa Missa

16h - Santa Missa Solene, presidida por Dom Marco Eugênio, bispo auxiliar da Arq. S. Salvador da Bahia, seguida da Procissão Luminosa, pelo Caminho da Fé.

 

Programação cultural:
 

Quermesse: 01, 02, 03, 04, 09, 10, 11, 12 e 13 de junho. Durante a semana a quermesse funcionará de 17h às 19h, nos fins de semana (sábado e domingo) e no dia 13 de junho, de 8h às 18h, no estacionamento da igreja, com entrada gratuita;

06/06 - Apresentação do auto de Santo Antônio, às 14h, estacionamento da igreja; 

10/06 - Apresentação do oral na quermesse, após a missa das 16h, dentro do santuário;

13/06 - Apresentação da quadrilha das Obras Sociais Irmã Dulce, “Terecoteco”, às 11h, no estacionamento da igreja.

Santo de devoção de Santa Dulce ganha programação especial em Salvador