Prezado doador,
Agradecemos sua disponibilidade e intenção de doar. Mas, mesmo precisando, temos restrições para aceitar medicamentos, devido a Legislação Nacional relativa ao Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, que coloca exigências rígidas para o descarte de medicamentos inadequados, considerados Resíduos Químicos. Estes medicamentos, sem um tratamento, podem levar a graves danos à natureza, os quais repercutem negativamente na saúde humana e ambiental.
O descarte destes Resíduos Químicos vem gerando um grande custo para a Instituição. Se não nos adequarmos, a Fiscalização Sanitária por lançar pesadas penalidades às Obras Sociais Irmã Dulce, principalmente quando detecta no local a existência de remédios com prazos vencidos, rótulos danificados, lacre rompido, entre outros.
De acordo com a Legislação, mesmo para os medicamentos lacrados e dentro do prazo, não há como garantir como ocorreu o seu armazenamento fora da Farmácia. Medicamentos ao sol, dentro de carros, ou aqueles mantidos em situações não orientadas pelos fabricantes alteram suas características farmacológicas, perdendo sua “força” de ação, tornando-se inadequados para quem mais necessita, gerando, a partir daí, mais resíduos e mais custos para a instituição.
Agradecemos a sua compreensão.