Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Cor e encanto no rico universo da leitura

04 de December de 2014

Fábulas, poesias, parlendas, contos, cartas e muito mais dos tesouros que compreendem o universo da leitura contagiaram e emocionaram crianças, jovens e adultos durante a terceira edição da Tenda Literária, que apresenta as produções desenvolvidas ao longo do ano pelos alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA). Realizado em dezembro, o evento homenageou o centenário da Bem-Aventurada com o tema Irmã Dulce: uma história de amor. Com muito esmero e sensibilidade, cada tenda temática retratou características e momentos da vida do Anjo Bom, desde sua infância e o gosto por bonecas, bolas de gude, futebol e pipa até o acolhimento aos desassistidos. As Obras Sociais fundadas pela freira baiana não ficaram de fora: em um dos espaços, os visitantes recebiam “notícias” sobre as novidades de uma das maiores instituições filantrópicas do país.

“A Tenda Literária é um evento de fundamental importância porque é um momento de socialização de todas as produções literárias realizadas pelos alunos. Nessa edição em que o tema foi o centenário de Irmã Dulce, não poderia ser mais especial. Os estudantes mergulharam fundo na história do Anjo Bom e deram o melhor para mostrar a importância da sua vida e obra”, destacou a coordenadora pedagógica do CESA, Rita Fróis.

O envolvimento e a participação dos estudantes estavam explícitos tanto no resultado da exposição quanto na atuação durante o evento: fosse na explanação a um visitante, em uma apresentação de dança ou na declamação de uma poesia, estavam embutidos ali todo o carinho e talento da garotada do CESA. “Aprendi muitas coisas sobre Irmã Dulce e gostei muito, porque ela cuidava dos pobres e tirava eles das ruas”, contou o aluno Alisson Pereira de Castro, mostrando sensibilidade do alto dos seus 6 anos. Sessão de puro aprendizado também no Café Literário, com estudantes atentos e curiosos em um rico bate-papo com os convidados do dia: a superintendente da OSID e autora do livro "Irmã Dulce dos Pobres", Maria Rita Pontes, e o assessor de Memória e Cultura das Obras, Osvaldo Gouveia.

Espetáculo - Na abertura da 3ª Tenda Literária, o público – formado por alunos, familiares, religiosos, profissionais e parceiros das Obras Sociais Irmã Dulce – foi presenteado com fragmentos do espetáculo Império de Amor, cuja versão completa será apresentada em breve dentro das comemorações pelo centenário da Bem-Aventurada. A pequena mostra da peça, totalmente encenada por alunos do CESA, foi suficiente para emocionar e levar a plateia às lágrimas.

Cor e encanto no rico universo da leitura