Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Uma manhã para celebrar a família e a transformação pela arte

05 de December de 2016

Uma manhã rica em aprendizados e cercada de emoção, em que a arte mais uma vez mostrou seu poder de transformação. Assim foi a Tenda Literária, projeto do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) que apresenta as produções literárias desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano, traduzidas através do teatro, música, dança, pintura, produções audiovisuais e literatura. Realizada no dia 25 de novembro, na sede do núcleo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Simões Filho, a quinta edição do evento trouxe como tema uma questão sempre pertinente: a construção e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

A Tenda Literária foi aberta com uma bela apresentação da Orquestra Irmã Dulce, formada por estudantes do CESA que integram o projeto Neojiba - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Em seguida os convidados – familiares dos alunos, educadores, profissionais, religiosos e parceiros das Obras Sociais - iniciaram as visitas pelas tendas temáticas, mergulhando num universo cercado de criatividade, diversão e informação. Nos espaços temáticos, os estudantes falaram sobre as tradições das famílias africanas, indígenas e ciganas; chamaram a atenção para a importância do consumo consciente; uniram sustentabilidade, alimentação saudável e poesia na horta literária; provocaram uma reflexão sobre o distanciamento das pessoas e famílias com o uso exagerado das novas tecnologias e também apresentaram uma releitura do clássico infantil O Casamento de Dona Baratinha, com direito a filme e número musical. Misturando teatro, música e dança, a peça Urbanos encerrou as atividades contando a história da reconstrução de uma cidade, a partir dos olhares dos jovens alunos que encenaram o espetáculo, revelando tristeza e beleza, crítica e esperança.

A coordenadora pedagógica do CESA, Rita Fróis, ressaltou que o tema da construção e fortalecimento de vínculos contribuiu para reforçar o trabalho já desenvolvido pela escola junto aos alunos e seus familiares. “A parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia este ano permitiu que estreitássemos ainda mais o relacionamento com as famílias, incluindo ações como visita domiciliar e atividades para as mães, e esse resultado foi traduzido nas práticas da escola. A intenção foi estimular a aproximação da família e mostrar como o contexto familiar interfere no desenvolvimento da criança, mostrar a importância da família e da relação de vínculos que esses jovens estabelecem com a família e a comunidade. Aqui está o fruto desse trabalho de empoderamento, de autoria, com os estudantes cada vez melhores, falando através de diversas linguagens. É um momento de celebração”, comemorou Rita Fróis durante o evento, que contou também com a presença da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes.

Sempre marcada pela intensa participação e envolvimento dos estudantes, a Tenda Literária tem como principal objetivo aproximar as crianças e os jovens do universo da leitura e das artes, além de ser um instrumento de estímulo à imaginação e à criatividade e uma ferramenta de integração e socialização de conhecimentos. “Já participei de diversas edições da Tenda e sempre gosto muito, mas esse tema dos vínculos familiares está sendo realmente especial. Além de aprender, sinto que também estou ensinando muito às pessoas”, disse empolgada Ester Araújo, 15, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental II, que apresentou a história dos povos africanos na tenda Famílias pelo Mundo. Flávio Alves Santos, 6, estudante do 1º ano do Ensino Fundamental I, era um dos mais falantes e animados no espaço do Consumo Consciente. “Gostei mais foi de produzir brinquedos com materiais recicláveis e também de explicar para as pessoas que devemos sempre jogar embalagens no lixo, como garrafas de refrigerante e papel de bala, separando o que puder aproveitar”.

Um dos eventos mais importantes do calendário do Centro Educacional Santo Antônio, a Tenda Literária contou também com a exposição de belas peças produzidas pelos alunos do centro educacional, participantes das oficinas pedagógicas de cerâmica e tecelagem. Também encantou os convidados a feira de artesanato, que reuniu dezenas de itens criados pelas mães dos alunos, integrantes das oficinas promovidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – resultado da parceria da OSID com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia. 
                           
A manhã marcante e encantadora foi encerrada com uma cena simbólica e emocionante: dezenas de representantes da escola do Anjo Bom reunidos no palco – alunos e familiares, profissionais e parceiros – exaltando a força e a importância das diversas famílias – incluindo a família CESA - na vida de tantas pessoas.

Uma manhã para celebrar a família e a transformação pela arte