Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Dia de gratidão e de homenagens ao ex-governador Lomanto Júnior

02 de December de 2015

Grande parceiro das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e um admirador do Anjo Bom, o ex-governador da Bahia, Antônio Lomanto Júnior, foi homenageado pela instituição com uma missa realizada no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Largo de Roma), no domingo (dia 29 de novembro), data em que completaria 91 anos de nascimento e que também marcou sete dias de sua despedida. A celebração, presidida por frei Mário Erky, capelão das Obras, contou com a presença de familiares do ex-governador, da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, do presidente do Conselho de Administração das Obras Sociais, Ângelo Calmon de Sá, acompanhado da esposa Anna Maria Sá, além de demais osidianos e amigos de Dr. Lomanto. O ex-governador faleceu no último dia 23, por insuficiência de múltiplos órgãos, e deixou cinco filhos, dez netos e dez bisnetos.

Marcada por depoimentos emocionados, a missa teve, entre outros momentos de destaque, a entronização da imagem de Irmã Dulce, trazida ao altar pelos familiares do homenageado. No final da celebração, Maria Rita Pontes deixou registrado o eterno agradecimento a Lomanto Júnior, em nome do Conselho das Obras Sociais Irmã Dulce e de toda a família OSID, principalmente dos filhos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho. “No CESA, Dr. Lomanto plantou uma sementinha que ficará na memória de todos nós ao doar, em 1964, o espaço do núcleo de educação da OSID, onde hoje 700 crianças e adolescentes são beneficiados. Esse gesto faz com que tenhamos uma eterna gratidão por ele e sua lembrança ficará para sempre em nós”, declarou a superintendente das Obras.

No ano passado, Dr. Lomanto recebeu uma homenagem da OSID quando foi inaugurada, no centro educacional, a Sala de Memória Governador Lomanto Júnior, espaço que conta a história do CESA por meio de fotografias, textos e objetos. “Acredito que se estivesse vivo, Dr. Lomanto pediria que a missa dele de aniversário fosse aqui no Santuário da Bem-Aventurada, local que ele tanto frequentou, sentado sempre no primeiro banquinho, para fazer suas orações e homenagear Irmã Dulce”, comentou Maria Rita.

Bastante comovido, Marco Antônio Lomanto, um dos filhos do ex-governador, ressaltou que seu pai nutria uma grande admiração e carinho pela Mãe dos Pobres. “Quando Irmã Dulce aparecia para lhe pedir ajuda, ele sempre largava tudo para atendê-la. Tinha muito orgulho da sua condecoração de membro benemérito da OSID, a qual carregava sempre em sua lapela e dizia que era uma das mais importantes que havia recebido. O que mais deixa a família confortada é saber que ele usou a sua trajetória, sua vida pública, para ajudar os mais necessitados e exercer o amor ao próximo”, declarou.

Dia de gratidão e de homenagens ao ex-governador Lomanto Júnior