Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Praça Irmã Dulce ganha estacionamento e novas melhorias

01 de December de 2015

Moradores da Cidade Baixa, devotos da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres e demais admiradores da vida e obra da beata baiana celebraram a entrega de mais uma etapa do projeto de requalificação da Praça Irmã Dulce, localizada no Largo de Roma. A terceira fase da reformulação do equipamento foi inaugurada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, em uma cerimônia festiva realizada no final da tarde da última sexta-feira (27). Realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), as intervenções tiveram como objetivo ampliar a capacidade do espaço para receber visitantes, expandindo a área da praça para aproximadamente 18 mil m². As obras resultaram na construção de um estacionamento com capacidade para abrigar 106 veículos (54 carros e 52 ônibus), e em melhorias como a compatibilização do piso do equipamento com o calçamento do entorno.

"Essa obra ajuda a resolver o problema da falta de estacionamento na área, principalmente para quem vem prestar homenagens à Irmã Dulce. Isso é fundamental para estimularmos o turismo religioso na cidade, pois temos o desejo de transformar essa parte de Salvador numa área de peregrinação. Agora, mesmo aqueles que vêm de outras cidades em ônibus fretado, terão um local adequado para estacionar, conhecer a trajetória de Irmã Dulce, prestar suas homenagens e praticar a sua fé e religiosidade”, ressaltou ACM Neto, que participou da inauguração ao lado da vice-prefeita Célia Sacramento; do secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana; da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes; do conselheiro da instituição, Ivan Leão; do reitor do Santuário de Irmã Dulce, Frei Vandeí Santana; das freiras Helena e Olívia, da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (a qual pertenceu Irmã Dulce), além de moradores do Centro de Acolhimento e Prevenção de Deficiências (CAPD) das Obras e demais profissionais e religiosos da entidade. Também estiveram presentes à solenidade, a secretária municipal de Ordem Pública e conselheira da Fundação Irmã Dulce e membro da Assembleia Geral da OSID, Rosemma Maluf; o secretário municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, Bruno Reis; o superintendente da Transalvador – Superintendência de Trânsito de Salvador, Fabrizzio Muller, e os vereadores Euvaldo Jorge, Paulo Magalhães Jr., Ana Rita Tavares, Joceval Rodrigues e Claudio Tinôco, entre outras autoridades.

“Talvez, hoje, a gente não tenha a dimensão do que significa a entrega desse novo espaço para a canonização de Irmã Dulce; para os visitantes que aqui estarão. Essa obra é de fundamental importância para atender à demanda de ônibus e vans que trarão os turistas, devotos e peregrinos para visitar o Santuário e o Memorial Irmã Dulce. Esperamos que a próxima etapa, que é de integração da Praça ao Santuário, aconteça já no próximo ano. Acredito que em 2016 nós tenhamos também esse presente do Governo do Estado, e assim o espaço estará completo para receber, quem sabe, a visita do Papa Francisco, em 2017”, destacou Maria Rita, que durante a inauguração ainda fez ao prefeito um pedido em apoio à requalificação do Memorial dedicado ao Anjo Bom do Brasil, também situado no Largo de Roma. “Precisamos do apoio do senhor, através da Secretaria de Cultura, para encontrar parceiros para a requalificação do Memorial. O projeto está pronto e já foi aprovado pela Lei Rouanet. Estamos agora em busca de parceiros que vão dar vida nova ao museu”.

A terceira etapa da reforma da Praça Irmã Dulce, que teve um custo total de cerca de R$ 2,8 milhões, englobou 8 mil m² de pavimentação asfáltica, 4,5 mil m² de piso intertravado, 1.550 m² de gramado e 900m² de passeio com meio fio, além de 525 m² de muretas, 600m de drenagem pluvial e nova iluminação. Segundo a prefeitura, para facilitar a vida de quem necessita do transporte público, foram construídas quatro novas baias recuadas para ônibus, o que deverá gerar um impacto significativo na mobilidade urbana do bairro. “Hoje nós estamos comemorando mais uma etapa. A primeira foi feita pelo Governo do Estado e nós harmonizamos a essa praça este estacionamento. Esse é um terreno antigo, que nós transformamos nessa bela área, que espero que possa servir a todo o povo da Cidade Baixa”, salientou o secretário Paulo Fontana.

Para o líder de Projetos de Engenharia, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Arturo Braga, a conclusão da terceira etapa da praça é importante “porque prevê a demanda do fluxo turístico que vem aumentando na região”. Uma quarta etapa da requalificação da praça está prevista, e, segundo ele, “será fundamental já que complementa a reforma do sistema viário nessa área”. O projeto de reformulação do equipamento público, além de fomentar o lazer e a segurança no bairro, surge para atender o crescente número de turistas que a cada ano desembarcam no Largo de Roma para visitar o Memorial e o Santuário de Irmã Dulce.

Um sonho realizado – A Praça Irmã Dulce foi inaugurada no dia 15 de janeiro de 2014, em uma solenidade que contou com as presenças do então governador da Bahia, Jaques Wagner; da então ministra da Cultura, Marta Suplicy; do prefeito de Salvador, ACM Neto, da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, além de outras autoridades, fiéis e admiradores da freira baiana. A revitalização da praça, que mudou as feições do Largo de Roma ampliando as opções de lazer da comunidade do entorno, incluiu nova pavimentação e iluminação, parque infantil, equipamentos de ginástica, novos bancos e lixeiras, e paisagismo. O destaque ficou por conta da instalação de um monumento de 8 metros de altura em homenagem a Irmã Dulce, assinado pelo artista plástico Bel Borba. As intervenções realizadas contaram com recursos do governo do estado da Bahia e da prefeitura municipal de Salvador.

Praça Irmã Dulce ganha estacionamento e novas melhorias