Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Irmã Dulce sediam encontro internacional sobre o Zika Vírus

02 de December de 2016

A metodologia e técnica aplicadas no exame laboratorial do Zika Vírus, desenvolvidas pelo Instituto Superiore di Sanitá (ISS), em Roma (Itália), serão apresentadas pela primeira vez no Brasil, durante o Encontro Internacional - Apresentação de Resultados Sorológicos em Zika Vírus e dos Métodos Aplicados ao Diagnóstico Diferencial nas Arboviroses. O evento acontece no dia 6 de dezembro, das 8h às 12h40, no auditório do Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene (CEPPAJ), na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador, no Largo de Roma. O encontro é voltado para pesquisadores, cientistas e profissionais de saúde. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected], mediante entrega de duas latas de leite em pó no dia do evento, que serão doadas às Obras. Mais informações pelo telefone (71) 3310-1227.

“A técnica que será apresentada pelo ISS traz como benefício o esclarecimento do diagnóstico laboratorial do Zika Vírus, que pode ajudar na investigação da relação da microcefalia com o vírus, a partir da sorologia. O encontro vai mostrar como o exame pode ser replicado aqui no Brasil”, explica a coordenadora do Ambulatório de Neuropediatria da OSID, a neuropediatra Janeusa Primo.

Além das experiências em casos da Europa, o evento vai apresentar o trabalho do Serviço de Neuropediatria e do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) da OSID – referência no atendimento a bebês com microcefalia - e discutir temas como o pré-natal em gestantes expostas ao Zika e a evolução da infecção congênita pelo vírus.

Atendimento em microcefalia - Instituição que abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, as Obras Sociais Irmã Dulce implantaram em Salvador, no final do ano de 2015, uma força-tarefa para atendimento exclusivo aos bebês com microcefalia, cenário motivado pelo aumento no número de casos da doença. Desde quando a agenda de atendimentos foi iniciada no Ambulatório de Neuropediatria da instituição, já foram atendidas 200 crianças com microcefalia. No serviço da OSID, que é totalmente gratuito, os bebês passam por avaliação neurológica, avaliação ambulatorial (incluindo investigação sobre a relação da doença com o Zika Vírus) e exames de neuroimagem.

O atendimento na instituição se estende também ao Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce (CER IV), que realiza um trabalho de intervenção precoce visando estimular o desenvolvimento dos bebês, minimizando assim os impactos das limitações provocadas pela microcefalia. Considerado um centro de referência nacional e uma das poucas unidades do país habilitadas para serviços especializados nas quatro áreas de reabilitação - auditiva, física, intelectual e visual, o CER IV reúne uma equipe interdisciplinar formada por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, neuropediatra, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo, oferendo suporte também às famílias das crianças.

 

 

Obras Irmã Dulce sediam encontro internacional sobre o Zika Vírus