Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Biografia de Santa Dulce dos Pobres escrita por Valber Carvalho será lançada nesta quinta-feira

09 de December de 2020

Além da Fé - A vida de Irmã Dulce, biografia escrita pelo jornalista Valber Carvalho sobre a trajetória da religiosa baiana que se tornou a primeira santa brasileira, será lançada nesta quinta-feira (10), às 16h, no Shopping Barra (L4 Norte). No evento, o autor vai autografar o livro, projeto ao qual se dedicou nos últimos sete anos e demandou uma profunda imersão na história, valores e no vasto legado de caridade da fundadora das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Mil exemplares do livro, que sai pela editora Irmabem com o apoio da Aratu Seguros, foram doados à OSID e serão comercializados na Loja Irmã Dulce.

Este é o primeiro volume da publicação,  que conta com duas partes – a segunda obra será lançada em outro momento. Com 624 páginas e 184 ilustrações, o livro reúne fatos historicamente contextualizados e depoimentos inéditos coletados em 500 entrevistas e 13 mil documentos. Com uma narrativa fluida e primorosa nos detalhes e farta contextualização histórica, a biografia envolve o leitor numa trama marcada por acontecimentos surpreendentes e povoada por uma diversidade de personagens. Muitos testemunharam passagens representativas da vida da freira conhecida como o Anjo Bom da Bahia, como a invasão das casas de veraneio da Ilha dos Ratos, na Cidade Baixa, em 1939, que ela provocou para abrigar pobres doentes abandonados.

Além da Fé - A vida de Irmã Dulce nos conduz ao caminho de uma missionária que fez uma verdadeira revolução para seguir os ensinamentos de Jesus. “Ela era uma mulher de prática, de ação, e escolheu viver o Evangelho”, diz o autor, que no processo da escrita encontrou seu lugar de conexão com Santa Dulce: “Os ensinamentos de Cristo; a essência do Cristianismo, de fazer o bem e a caridade. Isso, que eu tinha em mim, por herança de minha mãe, encontrei muito maior em Irmã Dulce”. No livro, a caridade aparece como um fio de luz que une os familiares de Santa Dulce, desde os seus antepassados – avós, pai, tias. Para Valber, “ela nasceu com o DNA da caridade, numa família que constantemente a inspirou com esse exemplo cristão”.

Revolucionária - Nessa história protagonizada pelo amor e fraternidade, cruzam o caminho da religiosa pessoas de todas as áreas, origens e classes sociais – de presidentes a romeiros; do banqueiro ao humilde vendedor de carvão na Península Itapagipana. “Irmã Dulce foi uma mulher de ação e muito hábil em reunir os que podiam ajudar e os que precisavam de ajuda. Assim, foi fazendo pontes para tentar diminuir o fosso social. Sem dúvida, uma das mulheres mais revolucionárias do século XX”, pontua Valber, para ressaltar que o livro também é sobre política, sociedade, religião e espiritualidade.

O autor divide o volume em capítulos para contar a vida da santa em quatro grandes ciclos. A história se inicia no fim do século XIX, antes do nascimento de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, para conhecer os valores que a influenciaram em sua formação, e vai até 1952. Nessa época, a freira há havia ocupado o galinheiro do Convento Santo Antônio com 70 doentes, gesto que resultou na fundação de um dos maiores complexos de saúde gratuitos do país.

O enredo que tem continuidade a partir dos anos 1950 e que inclui fatos marcantes, como o nascimento das Obras Sociais, a canonização de Irmã Dulce e seus encontros memoráveis com São João Paulo II e Santa Teresa de Calcutá, será narrado no próximo volume, ainda a ser lançado. Para o autor, sua maior motivação é a certeza de que “as pessoas precisam conhecer a alma nobre de Irmã Dulce, pois ela traz uma mensagem de esperança necessária para o mundo”.

 

Serviço:

Além da Fé - A vida de Irmã Dulce (Irmabem, 624 p., R$ 89,90)

Lançamento: 10 de dezembro, às 16h

Local: Shopping Barra, piso L4 Norte

Vendas: Loja Irmã Dulce (Av. Dendezeiros do Bonfim, 161); Shopping Barra, piso L4 Norte (até 24/12) e no site: www.alemdafe.com.br

Biografia de Santa Dulce dos Pobres escrita por Valber Carvalho será lançada nesta quinta-feira