Santuário

Santuário

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria
Icone de mãos juntas Pedidos de Oração

Santuário Santa Dulce dos Pobres acolhe seu novo reitor

16 de December de 2022

Em uma missa com centena de fiéis, amigos, religiosos, autoridades, familiares colaboradores e conselheiros das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), frei Ícaro Rocha de Brito, OFMCap. tomou posse ontem (15) como o novo reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, e na ocasião foi feita a leitura do documento de provisão de posse, nomeando frei Ícaro como o novo responsável pela administração do Santuário da primeira santa brasileira.

O evento marcou também o momento em que o povo de Deus conheceu, oficialmente, de forma pública, o novo sacerdote que ficará à frente das atividades do Santuário, conforme orienta o Direito Canônico da Igreja Católica. Sob aplausos, frei Ícaro foi apresentado por Dom Sergio: “Após ter ouvido a leitura do documento que a igreja propõe nomeando o novo reitor, eu quero apresentar a vocês e juntos vamos acolhê-lo. Frei Ícaro, tenha certeza que nessas palmas está a acolhida fraterna, a gratidão, a certeza das orações, do apoio e da colaboração de tanta gente querida que aqui se encontra”. Na igreja o termo reitor é a denominação atribuída ao sacerdote, dirigente máximo, de um santuário, basílica ou catedral. A palavra tem origem no latim rector (aquele que dirige, aquele que governa).

Envolto do sentimento de gratidão, durante a celebração, frei Ícaro consagrou a sua missão a Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e a Santa Dulce dos Pobres, se colocando à disposição da igreja: “Eis-me aqui, com profundo e ardente desejo de me empenhar ao máximo para servir com amor e zelo a igreja de Deus. Aqui chego e estou, como filho do Seráfico São Francisco, como frade capuchinho, como irmão e sacerdote, com o desejo de humildemente ensinar a todos que se encontrarem comigo o caminho do Céu”.

Emocionada, a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, acolheu o novo reitor: “Frei Ícaro, seja bem-vindo. É com muita alegria que nós o recebemos tão próximo do Natal, que seja um sinal de Deus a sua presença entre nós. Tenha certeza que nós estaremos ao seu lado, seguindo também, na maioria das vezes, seus passos nessa missão do Amar e Servir. Missão que muitas vezes é difícil, mas que nos traz também muita alegria.”

Vida e missão – Natural da cidade de Vitória da Conquista na Bahia, o novo reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres iniciou sua vida religiosa em 2012, quando ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, no Convento São Cosme e São Damião, em Aracaju (SE), ainda com 18 anos. Completando a sua primeira etapa de formação, foi para a cidade de Bom Conselho, em Pernambuco, onde realizou o seu noviciado. Em 2014, ainda em Pernambuco, teve a sua primeira profissão religiosa no Convento São Fidélis de Sigmaringa. Foi no ano de 2019, em sua Profissão Perpétua, que o religioso deu um sim generoso, definitivo, para Deus em uma celebração no Santuário Nossa Senhora da Piedade em Salvador. Foi também no Santuário da Piedade em 2021, que aconteceu a Ordenação Diaconal de frei Ícaro e neste mesmo ano, a Ordenação Presbiteral em Vitória da Conquista.

Santuário Santa Dulce dos Pobres acolhe seu novo reitor

Acesse Também

Ver Todos