Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

CESA recebe visita do secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia

22 de March de 2024

O Centro Educacional Santo Antônio (CESA) recebeu, na tarde de quarta-feira (20), a visita do secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas. Na ocasião, o gestor acompanhou o trabalho de educação musical desenvolvido por um dos Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia (NEOJIBA), programa vinculado à pasta do Governo do Estado, no espaço das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador.

O encontro fez parte de uma série de visitas aos núcleos do NEOJIBA para acompanhamento das atividades do programa. A parceria com a OSID é uma das primeiras implementadas na Bahia e disponibiliza há 13 anos aulas de iniciação orquestral, instrumentos de cordas, canto coral e música de câmara a estudantes do CESA. “Esse espaço das Obras Sociais Irmã Dulce é uma sementeira de amor, de solidariedade e generosidade com a comunidade e parte disso é a realização desse trabalho importante de educação musical”, disse Freitas.

A superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, junto a gestores e líderes da instituição, acompanhou o secretário durante a visita, que contou com apresentações musicais do Coro e da Orquestra Santa Dulce, compostos por crianças e adolescentes. “Agradecemos a visita tão esperada por esses jovens. E como o secretário disse antes: talento e amor, quanto mais a gente usa, mais se multiplica e transforma a nossa sociedade”, afirmou Maria Rita.

Implementado em 2011 em parceria com as Obras Sociais, o Núcleo de Prática Musical funciona no Centro Educacional Santo Antônio e possui 251 jovens, prioritariamente estudantes entre 9 e 18 anos e egressos da instituição, com atividades realizadas nas salas de aula da escola. Desde a sua implementação, 70 integrantes que iniciaram a educação musical no núcleo fizeram ou fazem parte das Orquestras e Coros do Núcleo Central do NEOJIBA.

“Isso é resultado da persistência e compromisso abraçados por esses jovens e da parceria importante entre o programa e a OSID. A gente fica feliz em ver que muitos jovens que nasceram aqui estão nessa caminhada musical”, destacou a diretora de Desenvolvimento Institucional do NEOJIBA, Fernanda Tourinho.

CESA – O Centro Educacional Santo Antônio é um dos 21 núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Fundada por Santa Dulce dos Pobres, o espaço funciona em tempo integral, com foco na qualidade da educação básica e no modelo de ensino que engloba do primeiro ao novo ano (Ensino Fundamental I e II). Em parceria com as Secretarias de Educação do Estado da Bahia e do Município de Simões Filho, o CESA acolhe atualmente mais de 900 estudantes e oferece atividades de arte educação, atividades esportivas, assistência odontológica e psicossocial, alimentação, fardamento e material pedagógico gratuitos.

 

CESA recebe visita do secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia