Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Novo Hospital de Olhos da OSID irá ampliar a oferta de consultas e cirurgias oftalmológicas junto à população

02 de February de 2024

_Convênio assinado entre as Obras Sociais Irmã Dulce e o Governo do Estado possibilitará a oferta de serviços de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento de doenças oculares_

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) assinaram na manhã desta sexta-feira (2) um convênio para a implantação do Hospital de Olhos na instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres. A nova unidade de saúde da OSID, que funcionará na sede da entidade em Salvador, irá assegurar à população, de forma totalmente gratuita, a realização de 52.800 consultas e 5.280 cirurgias oftalmológicas por ano. O novo centro, que atuará na modalidade de Hospital Dia, oferecerá ao público assistência oftalmológica em nível ambulatorial geral e especialidades como catarata, retina, córnea, glaucoma, oftalmo-ped, estrabismo, visão subnormal, neuro-oftalmo e plástica oftálmica, entre outras. O projeto inclui ainda a implantação do serviço de Transplante de Córnea.

O investimento de R$1,9 milhão previsto no convênio será direcionado às obras de reforma e ampliação do Serviço de Oftalmologia da OSID para instalação do novo Hospital de Olhos. Já os recursos para a aquisição de equipamentos e mobiliário da nova unidade já foram captados por meio de doações arrecadadas em campanhas anteriormente promovidas pelas Obras Sociais Irmã Dulce. A estimativa é que as obras do hospital sejam concluídas ainda em 2024.

Com o novo centro de saúde, a OSID espera dobrar o número de atendimentos ambulatoriais e de cirurgias oftalmológicas realizadas pela instituição. “A implantação do Hospital de Olhos significa a realização de um sonho. Através dessa nova unidade, iremos oferecer à população um tratamento ainda mais ágil e completo, além de ajudar a reduzir as filas de espera de pacientes que necessitam de procedimentos oftalmológicos. Da mesma forma que o milagre da Canonização de Irmã Dulce foi justamente uma cura de visão, esperamos que esse novo centro seja também a esperança de cura para os pacientes nele acolhidos”, ressaltou a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, que participou da assinatura do convênio juntamente com a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana; com a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Tatiana Velloso; com o presidente do Conselho da OSID, José Carvalho; e com a coordenadora  do setor de Glaucoma do Serviço de Oftalmologia das Obras Sociais, Cláudia Galvão, entre outras autoridades.

Para a secretária Roberta Santana, a parceria entre o governo estadual e as Obras Sociais Irmã Dulce irá proporcionar uma resposta ainda mais eficiente às demandas da população. “Com a implementação desse convênio, espera-se que milhares de baianos tenham acesso facilitado a consultas e exames especializados, contribuindo para a detecção precoce de problemas de visão e a promoção de cuidados preventivos”, afirmou.

De acordo com o médico oftalmologista Bruno Castelo Branco, coordenador do Serviço de Oftalmologia da OSID, com o novo Hospital de Olhos a instituição de Santa Dulce passará a abrigar um parque tecnológico de grande porte para o diagnóstico de doenças oculares. “Iremos oferecer aos pacientes mais serviços de alta complexidade, com uma maior oferta de cirurgias complexas para doenças da retina e para o tratamento do glaucoma e de doenças da córnea, incluindo também mais um serviço que é o transplante de córnea”.

O legado do Anjo Bom - Além de participarem da assinatura do convênio, a secretária estadual da Saúde e a primeira-dama visitaram nesta sexta-feira algumas das unidades de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce. A visita teve início no Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado ao lado da sede da entidade (na Avenida Bonfim), e onde estão abrigadas as “relíquias” (restos mortais) da primeira santa brasileira. O roteiro incluiu ainda núcleos da OSID como o Hospital da Criança, Ambulatório, Unidade Dona Dulce, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia e o Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência.

Acompanhadas da superintendente Maria Rita e por gestores e demais profissionais da instituição, a secretária Roberta Santana e a primeira-dama Tatiana Velloso visitaram ainda o Centro Especializado em Reabilitação da OSID - unidade localizada em Patamares e voltada ao atendimento de pessoas com deficiência, com atuação nas temáticas auditiva, física, intelectual e visual.

“Agradeço o trabalho que vocês realizam. Aqui nós percebemos, pelo ambiente não só material, mas afetivo, esse compromisso e dedicação de cada profissional das Obras Sociais Irmã Dulce. É um exercício de cidadania", disse Tatiana Velloso.

Novo Hospital de Olhos da OSID irá ampliar a oferta de consultas e cirurgias oftalmológicas junto à população