Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Santuário Santa Dulce dos Pobres inaugura nesta sexta-feira presépio e iluminação natalina

29 de November de 2023

Fiéis e demais admiradores da vida e obra da primeira santa brasileira estarão reunidos nesta sexta-feira (1º), às 18h, para o evento de inauguração do presépio e da iluminação natalina do Santuário Santa Dulce dos Pobres. Localizado no estacionamento do Santuário (Avenida Dendezeiros do Bonfim), o presépio traz como novidade este ano uma estrutura com dimensões ainda maiores, com esculturas que vão de 2 a 4 metros de altura, de autoria do artista plástico Zaca Oliveira, e gentilmente cedidas pela Arquidiocese de Salvador. O evento contará ainda com a participação de profissionais, pacientes, voluntários, moradores e religiosos das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

A inauguração chega acompanhada também por um clima de homenagens, já que em 2023 completam-se 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis. A tradição conta que no ano de 1223, a 15 dias do Natal, em Greccio (a 100 km de Roma), Francisco pediu que o ajudassem a materializar o desejo de representar o Menino nascido em Belém. O objetivo de Assis era que todos compreendessem melhor o nascimento de Jesus.

“Ele encontrou então alguns itens e montou o presépio como conhecemos hoje, com a manjedoura com palha, o boi, o burro, entre outros elementos, representando a simplicidade da vida, a humildade. Ao comemorarmos os 800 anos da criação do presépio, desejamos viver esse momento com maior intensidade, recordando jubilosamente o nascimento de Jesus Salvador", ressalta frei Ícaro Rocha, reitor do Santuário Santa Dulce.

Símbolo icônico do Cristianismo, o presépio é uma das referências natalinas mais tradicionais na Casa da Mãe dos Pobres e se mantém desde a época em que Irmã Dulce demonstrava sua devoção reconstituindo a cena do nascimento do Menino Jesus.

Santuário Santa Dulce dos Pobres inaugura nesta sexta-feira presépio e iluminação natalina