Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Exposição reúne artistas em benefício da OSID

10 de September de 2013

Irmã Dulce continua inspirando gestos nobres. Prova disso é a exposição Anjos da Arte, que a partir desta quinta-feira (12) vai exibir trabalhos de 90 artistas, no Shopping Bela Vista (L1, Asa Norte), em Salvador, com venda das obras revertida para a campanha de construção da nova Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) das Obras Sociais Irmã Dulce – OSID. Com coordenação artística do professor de arte Waldo Robatto, a mostra integra o projeto homônimo de Mary Meyer, aluna de seu ateliê e uma antiga apoiadora da instituição. A exposição será aberta às 19h30, ao som de violinos, com os Arcanjos Musiciais de Girlene Bastos, e poderá ser visitada até 15 de outubro, nos horários de abertura do shopping: segunda a sábado das 9 às 22 horas, e domingos e feriados, das 13 às 21 horas. A entrada é gratuita.

Anjos da Arte exibe cerca de 100 obras de 90 artistas de seis a 96 anos, entre profissionais, alunos e ex-alunos da Waldo Robatto Oficina de Arte. Trabalhos de Sônia Lippi, Rebouças, Teca Abbehussen, Lia Magalhaes, Zuzu Marini e do próprio Robatto integram a coleção de pinturas e desenhos de técnicas variadas, que vão da tinta acrílica ao pastel. A exposição reúne também peças em cerâmica, porcelana e artesanato. Algumas das telas e objetos têm a beata baiana como tema, mas os artistas criaram livremente. “Cada um dos participantes contribuiu criativamente através de sua atividade”, explica o coordenador da mostra. “Se arte humaniza, melhor ainda quando se tem um objetivo tão nobre como este”.

Norteada por valores humanos, como solidariedade, altruísmo e cooperação, a iniciativa se afina com os ideais disseminados por Irmã Dulce. Ela costumava dizer que “quando cada um faz um pouco, o pouco de muitos se soma”. Anjos da Arte nasceu com o propósito de experimentar esse ideal. “Acho que é uma forma de agradecer tudo o que ela fez e continua fazendo pelo povo baiano”, diz Mary Meyer que conheceu a freira quando ainda era menina. Seu pai, Dylson Meyer, era fotógrafo e acompanhou Dulce dos Pobres muitas vezes em suas ações. “Tive o privilégio de sentar no colo dela e, algumas vezes, pude ajudar com doações. Ela mesma passava recolhendo. Agora acho que é possível contribuir de outra maneira, colocando a arte a serviço de sua obra social”.

A exposição Anjos da Arte integra um projeto maior que inclui outras linguagens artísticas dentro do mesmo propósito de contribuir com as Obras Sociais Irmã Dulce. Assim, quem for visitar a mostra, nos dias 14 e 15 e 20 e 21, terá a oportunidade de participar de uma programação cultural com música, dança, poesia e contação de história. Estão previstas apresentações do repentista Bule-Bule e dos “cantores de Irmã Dulce”, Jaqueline Mota e Ronaldo Castro (monitores do Memorial Irmã Dulce), apresentando um repertório baseado no gosto musical da beata baiana. Além disso, haverá mostra de dança de salão da Casa do Sapateado, pintura ao vivo com artistas da Oficina de Artes Waldo Robatto e ações de saúde com acadêmicos da Faculdade Bahiana de Medicina. Em todos os finais de semana a OSID estará no local com um balcão para comercialização de produtos da Lojinha Irmã Dulce.

Serviço

Anjos da Arte

Abertura: dia 12 de setembro, às 19h30

Visitação: segunda a sábado, das 9 às 22h; domingos e feriados, das 13 às 21h. Até 15 de outubro

Local: Shopping Bela Vista (L1, Asa Norte)

Entrada franca

Informações: 71 3038-8520

Exposição reúne artistas em benefício da OSID