Notícias

Parceria de irmãos

Parceria de irmãos

Emoção, alegria e gratidão aos parceiros que abraçaram causas em prol das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) foram os sentimentos que deram o tom na cerimônia do Selo Empresa Irmã, realizada no último dia 27, no auditório do Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene (CEPPAJ). A premiação, promovida pela OSID há nove anos em agradecimento à parceria e comprometimento de empresas com projetos e ações da instituição, contemplou 18 organizações nessa edição, relativa aos programas realizados ao longo do ano de 2015. Foram homenageadas a Braskem, Gerdau, Vivo, Fundação Jesus Maria José, Cielo, Embraer, Empresa Baiana de Alimentos (EBAL), Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e Imtech, vencedoras na categoria Diamante; Instituto Robert Bosch e DAG Construtora, na categoria Ouro; e Smile Train, Ideia 3, Brasil Kirin, Ford, Reino da Folia, TV Aratu e Esporte Clube Bahia, na Prata. Uma seleção de irmãos que ajudou a fazer a diferença para a manutenção dos serviços oferecidos anualmente pela casa de Dulce dos Pobres a milhões de pessoas, entre crianças e adolescentes em situação de risco social, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pacientes sociais, dependentes de substâncias psicoativas e pessoas em situação de rua.

“O Selo Empresa Irmã é uma forma de reconhecer e agradecer às empresas parceiras pela contribuição ao longo do ano e, ao mesmo tempo, de motivar que outras organizações se engajem e nos ajudem, pois só com o SUS as Obras Sociais não sobrevivem. Como Irmã Dulce dizia: quando cada um faz um pouco, o pouco de muitos se soma”, declarou a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, durante a cerimônia. A manhã festiva reuniu gestores, líderes, profissionais e pacientes das Obras, além de representantes das empresas homenageadas, e contou com a apresentação sempre especial da Orquestra Irmã Dulce, formada por estudantes do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação das Obras.

A premiação é destinada àquelas empresas que adotam uma ou mais das seguintes “atitudes irmãs” para ajudar as Obras Sociais: aquisição dos Panetones Irmã Dulce no final do ano; patrocínio de um projeto social da OSID, incluindo aqueles com incentivo fiscal; iniciativas para angariar sócios protetores para a instituição; realização, na empresa, de campanhas e eventos em prol das Obras; doação de bens, serviços ou recursos financeiros para a instituição; e estímulo à adesão de empresas da sua rede de relacionamento à causa social de Irmã Dulce. A depender das ações abraçadas, as organizações são homenageadas nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze.

“O Selo Empresa Irmã é um programa que convida as empresas a experimentarem a solidariedade de fato, pois veem de perto a importância de cada ação realizada, de cada investimento, de cada energia dedicada a um projeto. É possível verificar o resultado nas muitas vidas transformadas. Um exemplo disso são Lucas e Thainara, os dois ex-alunos do CESA que a OSID convidou para este momento, a fim de mostrarmos quantas transformações esta instituição realiza, graças ao apoio de tantos braços, como as empresas parceiras”, ressaltou a assessora de Marketing das Obras, Mariana Pimentel. Com muita animação e desenvoltura, Thainara Meireles e Lucas Franklin assumiram o posto de mestres de cerimônia no evento. Na ocasião, os jovens também deram depoimentos emocionados sobre a importância da escola do Anjo Bom em suas vidas e sobre a alegria e orgulho que sentem por fazerem parte da família OSID.   

Mariana Pimentel destacou ainda que a cada ano o número de empresas vem aumentando – na edição passada, por exemplo, foram 12, número que saltou para 18 este ano. Outro fato importante é que as empresas que mais pontuaram se concentraram na categoria mais alta (Diamante) e, ao mesmo tempo, nenhuma delas pontuou no nível inicial da premiação (Bronze). “Isto significa que mais investimentos foram realizados pelas parceiras em benefício da OSID”, comemorou.

“O Hemoba é parceiro da OSID há mais de 30 anos e para nós é muito importante receber o Selo Empresa Irmã. É uma parceria que traz benefícios para as duas instituições mas, principalmente, para a população do estado da Bahia”, disse o diretor geral do Hemoba, Marinho Marques. “Quero agradecer à entidade pela premiação e dar os parabéns a todos os envolvidos nesse projeto maravilhoso que são as Obras Sociais Irmã Dulce. Somente do trajeto da entrada até esse auditório já pude perceber o quão especial é este lugar, e ao assistir ao vídeo institucional pude conferir que aqui tem muita parceria, trabalho em equipe e dedicação. É um projeto incrível que não tem como não tocar cada um de nós”, destacou o gerente regional da Vivo em Salvador, Weliton Souza.

“A gente fica muito honrado por esse reconhecimento. O Bahia não tinha o hábito de ter um setor de responsabilidade social e de desenvolver iniciativas nesse sentido. Estamos aprendendo com o Anjo Bom, que tem o ‘Amar e Servir’ como lema. Ajudar as Obras de Irmã Dulce é importante para nosso crescimento e uma maneira de tentar devolver um pouco daquilo que a comunidade faz pelo clube, é uma forma de nos aproximar do cidadão e do torcedor mais carente. Estamos completando o primeiro ano de parceria com a OSID e queremos evoluir, melhorar cada vez mais essa parceria para que seja constante e duradoura”, afirmou o presidente do Esporte Clube Bahia, Marcelo Sant’Ana.

Anjo mirim - Na solenidade, o dirigente tricolor conheceu o garoto Gabriel Weber, de 9 anos, que chamou a atenção de todos ali ao saberem de sua relação de carinho e dedicação com Irmã Dulce e sua obra. Seu sonho é publicar um livro sobre as experiências como voluntário mirim da instituição do Anjo Bom, e Sant’Ana anunciou no palco do evento que vai financiar a obra, agora prevista para ser publicada no ano que vem. “Fiquei muito emocionado e feliz, senti meu coração disparar”, comentou surpreso o menino, ao receber a notícia. Além de ser o mais jovem sócio protetor da OSID, Gabriel promove inúmeras atividades voluntárias em benefício de pacientes, acompanhantes e moradores das Obras. Entre as ações de solidariedade do pequeno anjo estão a campanha de arrecadação de alimentos, brinquedos e dinheiro; incentivo à doação de sangue; doação de meias durante a temporada de frio para aquecer os pés dos moradores da instituição; distribuição de chocolates, pirulitos e kits de pintura entre as crianças atendidas na entidade e a Biblioteca Itinerante, projeto que visa estimular a leitura e amenizar o tempo de espera do público mirim enquanto aguarda atendimento.