Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Sociais Irmã Dulce recebem doação de cadeiras de rodas da Campanha Lacre Solidário

29 de October de 2020

Em tempos de pandemia, ações de solidariedade têm reforçado correntes do bem e ajudado na vida de muitos baianos. Nas estações e terminais de ônibus administrados pela CCR Metrô Bahia, essa corrente ganhou ainda mais força e tem transformado a vida de pessoas com dificuldade de locomoção, a partir da Campanha Lacre Solidário, que transforma lacres de alumínio de latas em cadeiras de rodas. Graças ao material recolhido nos pontos de coleta dentro do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, quatro pacientes atendidos pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) ganharam cadeiras de rodas novas, que possibilitaram melhoria na acessibilidade e, por consequência, na qualidade de vida.

A assistente social das Obras Sociais Irmã Dulce, Lúcia Chaves, explica que é feita uma avaliação social completa para identificar previamente os pacientes que precisam de cadeira de rodas. “A campanha da CCR Metrô Bahia é muito importante para ajudar essas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. O uso da cadeira de rodas possibilita mais acessibilidade, refletindo de forma positiva na autoestima e na recuperação dos pacientes. Vejo essa iniciativa como um exemplo do trabalho que Irmã Dulce fazia, de olhar para o outro, de ajudar a quem mais precisa”, enfatiza.

Desde que foi criada, em julho de 2019, a campanha que tem como slogan #Lacrou, Juntou, Trocou já recolheu, aproximadamente, 1,5 tonelada de lacres, que são destinados à venda e têm valor revertido para compra e doação de cadeiras de rodas para quem mais precisa, a partir de parceria com entidades beneficentes. “O objetivo da CCR Metrô Bahia é reforçar a cultura da transformação social a partir de iniciativas que estimulem a solidariedade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nesse caso, a campanha também contribui com o consumo consciente, já que direciona ao descarte correto do alumínio, que é material reciclável e ajuda a preservar o meio ambiente. A contribuição da população demonstra que um simples gesto pode mudar vidas”, destaca o gestor de Comunicação e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia, Álvaro Britto.

A campanha Lacre Solidário continua. No total, são 13 pontos de coleta distribuídos nas estações de metrô Pirajá, Lapa, Acesso Norte, Rodoviária, Pernambués, Mussurunga e Aeroporto, e nos terminais de ônibus Pirajá, Retiro, Acesso Norte, Rodoviária e Mussurunga, todos os dias da semana, das 5h à meia-noite.  Para saber mais, acesse o site: www.ccrmetrobahia.com.br.

 

 

Obras Sociais Irmã Dulce recebem doação de cadeiras de rodas da Campanha Lacre Solidário