Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Campanha Fios da Alegria doa perucas a pacientes oncológicas da OSID

07 de May de 2021

A solidariedade chegou de toda parte. Caixas enviadas pelos Correios, remetidas de várias cidades do país, e muitas outras entregues no Setor de Doações das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), com mechas de cabelos e mensagens de fé, desembarcaram na instituição com destino às pacientes. Em três meses foram mais de 140 doações para as beneficiárias da “Campanha Fios da Alegria”, que se propõe a arrecadar cabelos naturais para a confecção de perucas a serem doadas às mulheres em tratamento do câncer na entidade fundada por Santa Dulce dos Pobres.

Iniciativa do núcleo de Voluntariado e da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Nossa Senhora de Fátima (Unacon) da OSID, a campanha criada com o propósito de elevar a autoestima das pacientes comemorou nesta quinta-feira (6) a entrega das primeiras perucas. O contentamento de Lourdes Dias Cardoso iluminou sua nova imagem refletida no espelho: “Fiquei bonita!”, exclamou para o filho, Laércio, seu acompanhante. Compartilhando o mesmo sentimento, Everonildes Batista quis fazer logo uma foto para publicar nas redes sociais. Irmã Teixeira Santos, paciente da Unacon que reside no município de Guanambi, disse que “só quem passa pela doença sabe o valor de um presente como este”.

“Pacientes que enfrentam o tratamento contra o câncer, sobretudo tratamento quimioterápico, apresentam repercussões emocionais importantes, dentre elas o impacto na autoestima, uma vez que a quimioterapia traz algumas consequências diretamente ligadas à autoimagem”, explica Drielle Bidu, psicóloga da unidade de Oncologia da OSID. Nesses episódios, as perucas têm um papel relevante “no resgate da autoestima das mulheres em tratamento oncológico”.

Na “Campanha Fios da Alegria” tem muito amor envolvido. Uma parte vem do gesto solidário dos doadores, que fazem questão de “expressar sua felicidade em ajudar o próximo e contribuir com a missão de Santa Dulce, que é Amar e Servir”, como pontua Fabiana Souza, coordenadora do núcleo de Voluntariado das Obras Sociais. Os cabelos doados são entregues à peruqueira Laura Cordeiro, que põe mais um tanto de “carinho” em cada peruca confeccionada.

Celebrando o resultado da ação, Fabiana já anuncia que a campanha vai continuar: “Temos a previsão de fazer uma entrega de perucas a cada três meses, de acordo com a quantidade de cabelo doado”. Qualquer pessoa pode doar, mas é preciso respeitar alguns requisitos para a produção das perucas: são aceitas mechas higienizadas com cumprimento a partir de 20 centímetros. As doações podem ser entregues na sede da OSID, no Portão 1, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou via Correios, endereçado às Obras Sociais Irmã Dulce, Setor de Doações: Av. Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim. CEP 40.415-006. Outras informações pelo telefone: (71) 3310-1302.

 

Campanha Fios da Alegria doa perucas a pacientes oncológicas da OSID