Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Absorventes higiênicos doados à OSID serão distribuídos para mulheres em situação de rua

06 de October de 2021

O Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres (CCIDP), que assiste pessoas em situação de vulnerabilidade social, recebeu hoje a doação de mais de três mil absorventes do Girl Up Angico, clube que integra a rede Girl Up Brasil, dedicada à causa do empoderamento feminino. Os produtos foram arrecadados entre os meses de maio e setembro, através da campanha nacional Livre para Menstruar, criada para a aquisição de produtos que ajudam mulheres pobres na manutenção da boa higiene durante o período menstrual.

Em Salvador, a campanha Livre para Menstruar arrecadou absorventes no Condomínio Villa Privilege (Vila Laura) e no Salão Ibema (Boa Viagem), além de doações em dinheiro direcionadas à compra dos itens higiênicos. Os produtos foram entregues por Beatriz Nascimento e Gabriela Mendes, representantes locais do Girl Up Angico, e recebidos por Ranúsia Viana, coordenadora de Eventos e Doações das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Os absorventes higiênicos serão distribuídos para mulheres em situação de rua, “algumas já em acompanhamento pelo CCIDP”, como explica a líder do núcleo, Andrea Lima. Para ela, esta doação pode ser compreendida como “um cuidado de suma importância para a saúde das mulheres, porque é também uma questão de higiene”. Referindo-se ao potencial da campanha, as representantes da Girl UP Angico traduziram o gesto com poucas palavras e um sentimento: “É muito gratificante”, disseram Beatriz e Gabriela.

Em 2014, a ONU reconheceu que o direito das mulheres à higiene menstrual é uma questão de saúde pública mundial. Contudo, apesar de ser reconhecida como um tema da pasta “direitos humanos”, a higiene menstrual ainda é tratada como privilégio. Campanhas como Livre para Menstruar têm sua importância ainda mais reconhecida nesse tempo de pandemia, que evidenciou as desigualdades sociais e o acesso aos itens higiênicos básicos.

Absorventes higiênicos doados à OSID serão distribuídos para mulheres em situação de rua