Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

CESA: um modelo a ser seguido

16 de April de 2014

“Estamos muito orgulhosos em conhecer o trabalho do CESA. Se não fosse esta visita, estaríamos perdendo a chance de conhecer um excelente modelo de educação no Brasil”. Esta foi a avaliação de Mathias Kwami, encarregado de programas do Ministério da Educação do Togo, país da África do Sul, que esteve visitando o Centro Educacional Santo Antônio na manhã de ontem (dia 15). Mathias estava acompanhado de representantes de outros dois países africanos, Benin e Burundi, que estão na Bahia para conhecer experiências exitosas na área de alimentação escolar, nutrição e segurança alimentar e nutricional.

A visita foi viabilizada pelo Centro de Excelência contra a Fome, uma parceria entre o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas e o governo brasileiro. A escolha da Bahia foi devido aos ótimos resultados que o estado apresentou no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e devido ao acordo de cooperação existente entre o Governo do Estado e o PMA.

Em Simões Filho, as delegações foram recepcionadas pelos estudantes com música e a encenação da Última Ceia. Em seguida, o grupo, acompanhado da coordenadora pedagógica, Rita Fróis; da coordenadora administrativa, Fabiana Barbosa e da diretora estadual, Joelina Esteves, percorreu a unidade para conferir as oficinas de arte-educação e como é feita a distribuição do alimento.

De acordo com Mathias Kwami, os representantes ficaram admirados com a alimentação que é produzida na cozinha industrial, que recentemente foi reformada e equipada com o apoio de parceiros, como a construtora Andrade Mendonça; a empresa Lemos Passos; a Fundação Jesus Maria José e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. “A estrutura desta escola é fantástica. Gostamos muito da organização e distribuição do alimento. A refeição também é de excelente qualidade”, declarou. Ainda de acordo com o representante do Togo, o modelo de educação do CESA vai ajudar na implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar adaptado à realidade dos países visitantes.

CESA: um modelo a ser seguido