Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

CESA emocionou com o espetáculo Império de Amor

26 de May de 2015

Os olhos marejados que se via na plateia eram parte da resposta do público à emoção provocada pelo espetáculo Império de Amor, apresentado na tarde da última quarta-feira (20), em um grande palco montado na quadra esportiva do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), no município de Simões Filho. Em meio aos aplausos entusiasmados, o elenco abraçado ao diretor, Léo Passos, colhia junto aos músicos da Orquestra e Coral Santo Antônio, os frutos de um ano de trabalho do Núcleo de Arte e Educação do CESA.

Tanta dedicação valeu muito a pena. O que se viu foi um espetáculo cheio de personalidade e profissionalismo, contando a história rica de Irmã Dulce dos Pobres (veja abaixo galeria de fotos). Os episódios que marcaram a trajetória da Bem-Aventurada foram apresentados mesclando drama, aventura, emoção e espiritualidade. Tudo articulado em diferentes linguagens. Assim, com elementos do teatro, da música e dança, a trama encantou, ora pelas coreografias e expressão corporal dos personagens em cena, ora pelas canções, figurino e diálogos bem construídos.

A equipe do núcleo, sempre apoiada pela direção e corpo docente, venceu um grande desafio: sintetizar com arte, beleza, profundidade e ludicidade, a trajetória da humanista indicada ao Nobel da Paz e da religiosa reconhecida pelo povo da Bahia como um “anjo” por sua bondade e dedicação. Afinal, como contar uma história tão forte a respeito da freira capaz de atravessar Salvador de madrugada para acolher meninos de rua? Como falar sobre valores como altruísmo, compaixão e solidariedade, tão cultivados e estimulados por ela, de uma forma coloquial?

O roteiro assinado por Léo Passos e Aline Nepomuceno, professores do núcleo, tirou de letra os desafios, ao combinar densidade dramática e leveza poética com elementos lúdicos, tudo na medida certa. Uma mostra dessa habilidade pôde ser vista em uma das cenas mais marcantes da peça, que reúne duas meninas, representando a pequena Maria Rita Lopes Pontes (Irmã Dulce) e sua boneca Celica. Com suas roupas coloridas, ela surge de dentro de uma caixa, para alegria da menina, que então pergunta à bonequinha: “O que você acha que Deus quer de mim?” E esta lhe responde que Deus espera algo de toda criança, pois toda criança tem um Sol dentro de si. “Será que eu vou poder brilhar?”, indaga a pequena. E Celica preconiza: “Você vai brilhar tão forte, Maria Rita, até que a escuridão se renda ao poder de sua luz!”.

Reconhecimento – Com tanta originalidade, o espetáculo só podia emocionar. Com lágrimas nos olhos, a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes, elogiou o profissionalismo da equipe: “Espero que todos que fizeram com tanta responsabilidade e competência este trabalho, possam levar para a vida todo este aprendizado de arte e educação”. Os valores tão bem abordados na peça, “foram um de seus grandes méritos”, também, na opinião de Rita Fróis, coordenadora pedagógica do CESA – núcleo pertencente à OSID. Muito feliz, a líder do Centro Educacional de Irmã Dulce, Flávia Rosemberg, disse que o espetáculo “é o resultado de um belo trabalho de equipe e torna-se uma justa homenagem aos 100 anos de nascimento do Anjo Bom e aos 50 anos de criação do CESA”.

O reconhecimento serve como grande estímulo para o elenco formado por 100 alunos da casa. Sabrina Aquino, 14 anos, que fez o papel de Irmã Dulce, disse que interpretar a Mãe dos Pobres foi “muito gratificante” e que a experiência tão marcante em sua vida já aponta para um novo caminho: “Sim, eu penso em ser atriz”, revelou. Feliz também estava o coordenador geral e diretor do espetáculo, Léo Passos. Além do resultado “gratificante”, para ele valeu muito seu processo de construção: “Poder estudar a vida de Irmã Dulce com eles e descobrir o quanto a presença dela é inspiradora foi muito marcante para mim”.

Dedicado em sua estreia a Dr. Taciano Campos – assessor técnico do Centro de Ensino e Pesquisa das Obras, falecido no último dia 18, aos 78 anos, o espetáculo Império de Amor inicia sua caminhada nos palcos com potencial para uma bela trajetória de sucesso. Afinal, a torcida já é grande por uma nova oportunidade para assistir (e aplaudir) a história de Dulce dos Pobres contada de forma tão cativante e original.

Confira abaixo o vídeo com o making of da estreia do espetáculo Império de Amor:

CESA emocionou com o espetáculo Império de Amor