Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

CESA ganha atelier para construção de instrumentos musicais

10 de November de 2015

O Atelier de Lutheria de Plástico do NEOJIBA será inaugurado nesta quinta-feira (dia 12), às 10h, no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Simões Filho, que atende 700 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A oficina vai acolher parte das ações previstas na segunda etapa do Orquestra Plástica do NEOJIBA; projeto que articula, por meio da música, os campos da sustentabilidade e da inclusão socioprodutiva. A iniciativa conta com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Programa Fazcultura.

O Atelier em Simões Filho integrará as atividades de formação musical do Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO) do NEOJIBA, realizadas em parceria com as Obras Sociais Irmã Dulce. Com a inauguração deste espaço, o projeto Orquestra Plástica terá dois ateliês em operação no interior do Estado. O segundo funciona em Angical, onde vive o músico Natan Paes, que em 2009 apresentou ao NEOJIBA um protótipo de instrumento de corda feito com plástico PVC. Desde então, os luthiers do NEOJIBA lideram o trabalho de pesquisa para o aprimoramento desta técnica de construção de instrumentos sinfônicos a partir da matéria-prima do plástico, sob a consultoria do luthier suíço Andre-Marc Huwyler.

Na segunda etapa do projeto, as duas oficinas têm como meta a fabricação de 120 instrumentos sinfônicos de cordas, a partir de canos de PVC. Além de violinos e violas de diversos tamanhos, produzidos na primeira fase do projeto, o próximo passo é desenvolver os estudos para fabricação de violoncelos e contrabaixos a partir de canos de PVC. Os instrumentos feitos com cano PVC têm maior durabilidade em decorrência da resistência à umidade, maior resistência a impactos físicos e menor custo de manutenção. Além de serem fabricados com matéria-prima reutilizável.

“Além de fortalecer nossa parceria com o NEOJIBA, o Atelier oferece novas perspectivas de inclusão no mercado de trabalho para nossos estudantes”, avalia Flávia Rosemberg, líder do Centro Educacional Santo Antônio. O diretor geral do NEOJIBA, Ricardo Castro, sinaliza que a proposta central é promover a acessibilidade à formação musical. “Os instrumentos que serão produzidos em Simões Filho serão usados para as atividades de iniciação musical nos nossos núcleos e no projeto NEOJIBA nos Bairros. Será uma oportunidade para oferecer a mais crianças acesso a instrumentos musicais”, ressalta o maestro.

Atividade de Capacitação

O Atelier de Lutheria de Plástico também se configura como espaço de pesquisa e experimentação no desenvolvimento de alternativas de acesso a instrumentos, para além daqueles convencionais. O primeiro workshop com esta finalidade está agendado para a semana dos dias 24 a 28 de novembro, quando o Atelier de Lutheria de Plástico recebe o multi-instrumentista e luthier Fernando Sardo. O músico irá ministrar oficinas de lutheria experimental para 15 adolescentes e jovens aprendizes de Salvador e Angical e para educadores musicais e alunos do projeto da Dutovia, em Camaçari.

O luthier paulista Fernando Sardo realiza oficinas de música e lutheria desde 1989, oferecendo ao público infanto-juvenil e adulto oportunidade de construir e tocar seus próprios instrumentos de forma criativa, crítica e reflexiva. O artista estimula o aprendizado da música e da ecologia, ao trabalhar com matérias-primas alternativas orgânicas e também sintéticas, criando instrumentos e esculturas sonoras, que produzem uma grande variedade de timbres e sonoridades.

Histórico

O projeto Orquestra Plástica teve início em 2014, após dois anos de pesquisa realizada pelos luthiers Andre-Marc Huwyler, David Matos, Alan Jonas e Natan Paes. O trabalho é manual e tem como base a lutheria convencional de instrumentos de madeira. “Conseguimos melhorar o protótipo e chegar até a uma versão utilizável. As técnicas de produção também estão bem desenvolvidas. O desafio agora é identificar uma matéria-prima mais leve e, ao mesmo tempo, acessível.”, avalia o luthier suíço Andre-Marc Huwyler.

As atividades previstas para o segundo ano de execução do Orquestra Plástica buscam aprimorar as técnicas e a pesquisa, para reduzir o custo de produção e criar condições mais favoráveis à fabricação dos instrumentos sinfônicos de plático. “O que encarece o nosso violino são os acessórios. Estamos na fase final da criação deles. Já tivemos algum sucesso e em breve teremos um violino 80% em plástico”, informa  Alan Jonas, luthier do NEOJIBA e responsável pelo projeto.

Outro braço da segunda etapa é a realização de estudos de viabilidade e replicabilidade do projeto, para transformá-lo em um negócio social.  “A utilização das unidades já construídas, mesmo que interna, mostra o potencial do instrumento”, sinaliza Beth Ponte, diretora institucional do NEOJIBA. Para a Braskem, patrocinadora do projeto, o fomento à formação musical através da reutilização do plástico PVC é uma ideia inovadora que merece destaque no portfólio de suas ações sociais, cujo propósito é melhorar a vida das pessoas através das soluções sustentáveis do plástico e da química.

A escola de Irmã Dulce

Núcleo de educação da OSID, o Centro Educacional Santo Antônio (CESA) foi fundado em 1964 por Irmã Dulce. Localizada no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, a unidade nasceu como um orfanato no qual a freira baiana abrigava meninos sem referência familiar. Em 1994, tornou-se uma escola em tempo integral, com foco na qualidade do ensino básico, sendo hoje uma referência na adoção de boas práticas de gestão alinhadas com princípios de excelência na área educacional. Em parceria com as Secretarias de Educação do Estado da Bahia e do Município de Simões Filho, o CESA atende cerca de 700 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com um modelo de ensino que engloba desde a educação infantil até o nono ano, o Centro oferece ainda acesso à arte-educação, inclusão digital, iniciação profissional, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.

CESA ganha atelier para construção de instrumentos musicais