Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Convênio entre OSID e Universidade do Porto engloba amplas ações na área acadêmica

19 de November de 2015

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) deram um grande passo para a expansão da instituição, com a assinatura do Acordo de Cooperação com a Universidade do Porto, ocorrida no dia 12 de novembro, no salão nobre da Reitoria da universidade, na cidade do Porto, em Portugal. O convênio entre as Obras e a entidade portuguesa – que conta com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), do Governo da Bahia e do Consulado de Portugal - engloba ações na área acadêmica e cultural, como o intercâmbio de profissionais, a realização de cursos de pós-graduação, a troca de experiências e o projeto de implantação de uma faculdade de medicina na OSID.

“A OSID deu um passo de extrema importância com esse convênio. Estamos abrindo portas para a instituição e Irmã Dulce se tornarem mais conhecidas, em nível internacional. Tenho certeza que bons frutos serão colhidos com essa parceria, tanto na área de ensino, como na área de assistência e gestão hospitalar. Eu vi ali grandes oportunidades para o futuro das Obras”, comemorou a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, presente na solenidade de assinatura do acordo, juntamente com o assessor de Ensino e Pesquisa das Obras, Sandro Barral; a diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Maria Amélia Ferreira; o reitor da Universidade do Porto, Sebastião Azevedo; o secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social de Portugal, Agostinho Branquinho e o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Também estiveram presentes o presidente da União Internacional das Misericórdias, Manuel Lemos; a diretora de Relações Internacionais da FMUP, Laura Ribeiro e diretor do curso de Medicina da FMUP, Henrique Almeida.

“Orgulho-me muito de ter dado um modesto contributo para esta caminhada de duas instituições de forte impacto social e até civilizacional, nestes dois países que têm tudo para se afirmarem nestes novos tempos”, declarou Agostinho Branquinho. “Estou certa que será um projeto inovador e de qualidade que permitirá, com o apoio institucional, criar uma cultura de ensino médico na área da economia social da maior relevância”, afirmou Maria Amélia Ferreira.

Na ocasião, a OSID também deu início ao desenvolvimento de protocolos que visam a capacitação e o treinamento de lideranças, principalmente na área de reabilitação, assistência ao idoso e assistência ao deficiente. Com o intuito de conhecer os modelos de atendimento adotados em território português, Maria Rita Pontes e Sandro Barral acompanharam o secretário Fábio Vilas-Boas em visitas a unidades hospitalares, lares para idosos e deficientes, administrados pelas Santas Casas do Porto, de Vila Verde e de Póvoa do Lanhoso. “Do ponto de vista acadêmico, esse acordo vai inserir as Obras Sociais Irmã Dulce em um ponto mais alto, que vai fazer com que a instituição seja reconhecida internacionalmente como uma produtora de ciência e conhecimento”, destacou Sandro Barral.

O começo - Os primeiros passos da parceria se iniciaram em Salvador, no último mês de setembro, durante reunião na Governadoria entre o governador Rui Costa e o secretário Agostinho Branquinho, com a presença da cônsul de Portugal na Bahia, Nathalie Viegas. No final do mesmo mês, Branquinho – que veio à capital baiana participar do XI Congresso Internacional das Misericórdias e do 25° Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos - visitou a OSID, no Largo de Roma, ocasião em que fez a proposição de intercâmbio entre Brasil e Portugal em reunião com Maria Rita Pontes. No encontro, o secretário português, lembrando que o governador já havia impulsionado o convênio, disse que iria trabalhar para que sua efetivação ocorresse ainda em 2015.

Convênio entre OSID e Universidade do Porto engloba amplas ações na área acadêmica