Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Celebração marca reabertura da Capela do CESA

28 de September de 2016

O Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho, viveu na manhã desta quarta-feira (28), mais um capítulo marcante em sua história, com a reabertura da Capela Santo Antônio. A reinauguração do espaço – que estava fechado desde o mês de junho de 2015, quando uma ventania arrancou o telhado – foi comemorada com uma Missa em Ação de Graças celebrada pelo frei Jorge Rocha, capelão do CESA. A celebração contou com a presença da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes; da irmã da Bem-Aventurada, Ana Maria Pontes; de funcionários, religiosos e parceiros da instituição, além de professores e estudantes do CESA que abrilhantaram a celebração com apresentação do Coral e Orquestra Santo Antônio.

Em sua homília, frei Jorge Rocha destacou a presença de Irmã Dulce em suas Obras Sociais e no coração das pessoas. “Podemos dizer que hoje Irmã Dulce voltou para casa. Mas, também podemos afirmar que ela nunca saiu de casa, porque o Anjo Bom vive na casa e no coração das pessoas. Ela é parte integrante deste lugar. Este gesto de hoje é para lembrar tudo isso e dizer que somos herdeiros do sonho outrora realizado e que hoje avança para o futuro”.

A recuperação do espaço onde Irmã Dulce rezava pelos seus filhos foi possível graças a doação de uma família que é devota da Bem-Aventurada. O local sagrado foi inaugurado na década de 1970 e passou agora pela sua segunda reforma. A revitalização contemplou a recuperação do telhado, que ganhou um forro, pintura, reforma dos bancos e restauração das imagens de Irmã Dulce, Santo Antônio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, danificadas com a queda da estrutura.

“A reinauguração da capela é para fortalecer a nossa fé, a nossa crença de que Irmã Dulce está sempre presente nas suas obras. Estou muito feliz por ter de volta esse espaço tão importante para o CESA, que é o alimento espiritual”, declarou Maria Rita.

De capela nova, o CESA poderá dar continuidade ao trabalho de orientação religiosa e evangelização iniciado pela Mãe dos Pobres. “A capela é muito importante não só pela memória de Irmã Dulce, mas também porque vamos ter daqui pra frente um local que será utilizado pelos meninos em momentos litúrgicos, pedagógicos e de aprendizagem”, afirmou Flávia Rosemberg, líder do núcleo educacional.

Escola do Anjo – Fundado em 1964, o Centro Educacional Santo Antônio (CESA) nasceu como um orfanato no qual a freira baiana abrigava meninos sem referência familiar. Hoje, o núcleo de educação da OSID atende 700 crianças e adolescentes em situação de risco social, oferecendo ensino em tempo integral, da educação infantil ao nono ano do Ensino Fundamental, além de acesso à arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.

Celebração marca reabertura da Capela do CESA