Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Centro Educacional Santo Antônio recebe Troféu Eu Amo Minha Cidade

21 de May de 2018

O Centro Educacional Santo Antônio (CESA) recebeu na última quarta-feira (dia 16) o Troféu Eu Amo Minha Cidade, em reconhecimento às ações e projetos históricos voltados a educação, assistência social da comunidade, saúde e valorização do ser humano no município de Simões Filho. Promovida pela Câmara Municipal de Simões Filho, a premiação homenageou 15 personalidades/instituições, sendo o núcleo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) congratulado na categoria especial.

 “Irmã Dulce tinha um amor por esta cidade e tudo a que ela se dedicava era com amor. Quero agradecer pela ideia de trazer este prêmio tão especial para aqueles que fazem a diferença nesta cidade; a Irmã Dulce, porque foi ela que criou este espaço e manteve esse amor; e a Maria Rita, superintendente da OSID, que também continua com este trabalho”, declarou a líder do CESA, Flávia Rosemberg, durante a cerimônia, realizada na Câmara Municipal de Simões Filho. Representando a escola do Anjo Bom, também esteve presente a irmã Josefa, integrante do Instituto Filhas de Maria Sevas dos Pobres, criada por Irmã Dulce.

Em sua primeira edição, o prêmio foi idealizado pelo professor, compositor e empreendedor social Rupiara Costa e teve como patrono o vereador Devaldo Soares. De acordo com os organizadores, o Troféu Eu Amo Minha Cidade “premia personalidades e institutos com atuação expressiva e de notável relevância em diversas áreas no município localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com o intuito de estimular o sentimento de pertencimento à sociedade simõesfilhense”.

O CESA - O Centro Educacional Santo Antônio é um dos 21 núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce. Localizada no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, a unidade, fundada em 1964 por Irmã Dulce, nasceu como um orfanato no qual a freira baiana abrigava meninos sem referência familiar. Em 1994, tornou-se uma escola em tempo integral, com foco na qualidade do ensino básico, sendo hoje uma referência na adoção de boas práticas de gestão alinhadas com princípios de excelência na área educacional. Em parceria com as Secretarias de Educação do Estado da Bahia e do Município de Simões Filho, o CESA atende cerca de 750 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com um modelo de ensino que engloba do primeiro ao nono ano (Ensino Fundamental I e II), o núcleo oferece ainda acesso a arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos. 

Centro Educacional Santo Antônio recebe Troféu Eu Amo Minha Cidade