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Núcleo de Apoio Psicossocial do CESA é um dos finalistas do Prêmio Criança 2020

Núcleo de Apoio Psicossocial do CESA é um dos finalistas do Prêmio Criança 2020

O Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) é um dos finalistas do Prêmio Criança 2020, promovido pela Fundação Abrinq para valorizar iniciativas inovadoras que promovem os direitos das crianças. O serviço oferecido no Centro Educacional das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) oferece suporte de atendimento psicossocial aos seus 768 alunos – crianças e adolescentes de 6 a 17 anos – e suas famílias. Os três vencedores do prêmio, que nesta edição tem como foco a saúde mental de crianças e adolescentes, serão conhecidos no próximo dia 27/10, através de divulgação nas redes sociais da Fundação Abrinq.

Inscrito na premiação pelo Escritório de Projetos da OSID, o NAP chega entre os finalistas, após vencer algumas etapas realizadas nos últimos meses. Para a coordenadora pedagógica do CESA, Rita Frois, a seleção do serviço entre os inscritos no Prêmio Criança 2020 “é o reconhecimento do impacto positivo que esse núcleo tem dado às nossas crianças e adolescentes e seus familiares, buscando seu desenvolvimento integral e a promoção de sua saúde mental”. Frois ressalta a importância do NAP, sobretudo num cenário de pandemia, onde se revelam “tantas outras dificuldades para essas famílias”, observando que nesse período o serviço se mantém na modalidade online para dar atendimento aos casos que demandam atenção contínua. 

Atividades – Realizado desde 2016, o trabalho do NAP é focado numa melhoria potencial de resultados do processo de formação integral das crianças e adolescentes atendidos no CESA e busca incentivar a participação das famílias nesse desenvolvimento. Está ainda entre seus objetivos, favorecer a socialização e afetividade nas relações que envolvem essas crianças e adolescentes, bem como oferecer suporte para a resolução de conflitos detectados nessa rede que conecta os alunos, seus familiares e o CESA.

O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por educador social, psicóloga e assistente social. Os alunos e seus familiares participantes também são contemplados com a realização de oficinas de artesanato, cerâmica e tecelagem, como forma de integração e abordagem terapêutica. A atuação da equipe se dá através de atendimentos individualizados e em grupo, e engloba os casos em perspectiva de prevenção ou no nível de intervenção. Já os atendimentos em grupo ocorrem durante as oficinas e visam o fortalecimento de sentimentos de integração e ajuda mútua.

 

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