Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Fórum irá discutir a importância do ensino das artes na educação de crianças e adolescentes

18 de November de 2022

Já estão abertas as inscrições para o I Fórum de Formação em Arte-Educação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Desenvolvido pelo Núcleo de Arte-Educação do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), o evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro e nos dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de dezembro; e vai reunir educadores e interessados em debater os fundamentos da arte-educação no desenvolvimento da criança no ambiente escolar.

O evento é gratuito e para conferir a programação completa e também realizar a inscrição basta acessar o link: I Forum de Formação em Arte-educação da OSID em Simões Filho - 2022 - Sympla. Todos os participantes receberão certificado pela participação no evento.

Entre as novidades da programação, estão as rodas de conversa, que ocorrerão nos dias 26 de novembro; e 3, 10 e 17 de dezembro no CESA, das 9h às 12h, abordando temas como “A arte abrindo caminhos”; “A arte na inclusão e exclusão escolar”, entre outros tópicos. Destaque também para as oficinas artísticas pedagógicas, que serão realizadas nos mesmos dias das rodas de conversa, no CESA, mas no horário das 13h30 às 18h. Durante as oficinas, cada participante vivenciará uma prática integrada de ensino das artes.

Exposições - O Fórum contará ainda com mostras artísticas em Salvador, em unidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde os alunos do CESA - núcleo de Educação das Obras Sociais Irmã Dulce irão expor seus trabalhos, além de participar de um bate-papo com estudantes de licenciatura. As exposições ocorrerão nos seguintes locais e datas: Escola de Belas Artes da UFBA (25 de novembro, no bairro do Canela); Escola de Teatro da UFBA (2 de dezembro, no Canela); e na Escola de Dança da UFBA (9 e 16 de dezembro, no bairro de Ondina).

“Nosso objetivo é mostrar a força das artes como pilar e não mais cumprindo apenas uma função acessória somente em eventos ou em apresentações de final de ano. Acreditamos numa escola transformadora e diversa. Vamos iniciar esse debate para aproximar os atores acadêmicos dos atores das práticas diárias”, explicou o coordenador do núcleo de Arte-Educação do CESA, Léo Passos.

Fundado por Santa Dulce dos Pobres, o Centro Educacional Santo Antônio acolhe hoje mais de 900 crianças e adolescentes em risco social, com um modelo de ensino que engloba do primeiro ao nono ano, oferecendo ainda ensino das artes integradas, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.

Fórum irá discutir a importância do ensino das artes na educação de crianças e adolescentes