Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID recebe a ISO 9001 em 12 áreas de atendimento

17 de February de 2006
A aposta numa gestão profissional que visa a qualidade na realização dos procedimentos e o planejamento de suas ações inclui as Obras Sociais Irmã Dulce no rol das instituições respeitáveis não apenas pela seriedade de sua missão, mas pela eficiência de seus serviços. Em fevereiro, a gestão da OSID recebeu mais um reconhecimento: a empresa de auditoria BRTUV não só recertificou com a ISO 9001:2000 o Centro Cirúrgico do Hospital Santo Antônio, como ampliou para 12 o total de serviços das Obras com essa marca de excelência. A certificação é fruto de um trabalho criterioso iniciado no ano de 2000 pelo Programa da Qualidade da instituição. Renovaram ou receberam a certificação o Serviço de Esterilização, Serviço de Prontuário do Paciente, Bio Imagem, Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Serviço de Nutrição e Dietética, as Clínicas Médica e Cirúrgica do Hospital Santo Antônio, o Hospital da Criança, a Unidade de Pacientes Crônicos e a de Tisiologia. O trabalho da Qualidade acaba refletindo a missão legada pela fundadora das Obras, a Serva de Deus Irmã Dulce, que sempre prezou pelo atendimento digno e eficiente aos mais carentes. A certificação conferida às Obras será válida até o mês de agosto de 2008, quando uma nova avaliação será realizada. A líder do programa da Qualidade, Sandra Ohweiller, destacou o empenho dos profissionais e da equipe de auditores internos que sempre se mostraram atentos aos desvios às normas de procedimentos para o serviço. Além das certificações, os auditores externos apontaram pontos fortes como a manutenção do serviço de ambulâncias, a agilidade nos processos de internação e de atendimento aos pacientes e familiares pelo SPP, a avaliação dos fornecedores de material e medicamentos pelo setor de Compras, o sistema de registro de reclamações e de feedback da Pesquisa de Satisfação do Cliente e o Consultório de Pré-internação do Ambulatório. A manutenção dos padrões da Qualidade está no planejamento estratégico da OSID, que pretende estender dos atuais 51% para 100% a participação dos núcleos de atendimento das área de saúde e de apoio neste sistema de gestão. Sandra Ohweiller estima que essa meta seja alcançada no ano de 2010, sendo que, passo a passo e criteriosamente, serão integrados ao Programa da Qualidade outras unidades das Obras. Neste ano, passarão a fazer parte o Centro Médico Social Augusto Lopes Pontes (CMSALP), o Centro Geriátrico e a unidade de processamento de roupas – com o ingresso dessas três unidades, ao final do ano a OSID contará com 65% de unidades integradas ao sistema de gestão da Qualidade.
OSID recebe a ISO 9001 em 12 áreas de atendimento